A matemática é um instrumento importante para as pessoas e suas relações de sobrevivência diante da nossa sociedade, pois o desenvolvimento do raciocínio lógico intervém nas habilidades intelectuais e estruturais do pensamento. Entre essas habilidades o nosso cérebro desenvolve a aritmética, pois temos a necessidade diária de trabalhar com números e operar cálculos. Este artigo têm como objetivo apresentar algumas considerações sobre os conhecimentos que os professores de matemática tem acerca da discalculia. O presente texto está organizado para entendermos sobre as dificuldades de aprendizagem, a discalculia, e o relato dos docentes com suas respectivas observações. A pesquisa é de cunho qualitativo, feita por meio de entrevistas semiestruturadas com professores de matemática de escolas da rede pública de ensino que estão atualmente em sala de aula. Após execução das entrevistas foi realizado a análise dos dados buscando a compreensão sobre os conhecimentos que os professores têm a respeito da discalculia. Os dados obtidos apontam que os professores de matemática não têm conhecimento do que é discalculia, não sabem como eles devem trabalhar com alunos que têm essas dificuldades e como ela interfere na aprendizagem dos alunos. Também ficou evidenciado que os professores não viram no curso de formação inicial nem em formação continuada nada relacionada às dificuldades de aprendizagem em matemática, especificamente a discalculia. Esse estudo tornou-se relevante, pois como os docentes de matemática têm pouco conhecimento não realizam intervenções pedagógicas em suas aulas com alunos discálculos. Dentre essa realidade vivenciada dia a dia em sala de aula, é altamente importante para nós – professores de matemática – investigar as dificuldades de aprendizagem que levam nossos alunos a terem dificuldades no desenvolvimento cognitivo em relação aos assuntos matemáticos.