Atualmente, a interação social parece depender fortemente da utilização de TICs. Acredita-se que, provavelmente, sem as redes sociais, internet e diversos aplicativos, por exemplo, de um smartphone, o aluno perderia parte do processo de inserção em uma comunidade na qual estejam presentes os avanços tecnológicos. Desse modo, como a própria escolha já motiva a utilização das TICs no processo ensino-aprendizagem, ela valoriza a história prévia de aprendizado do aluno e, ao mesmo tempo, estimula seu crescimento em contato com situações que estão presentes também no universo criativo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar o acesso e uso de tais tecnologias por alunos da educação básica de distintas escolas da região metropolitana do Recife e de discentes universitários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para fins educacionais. A pesquisa foi arquitetada pela convergência da narrativa (dados qualitativos: entrevista compreensiva) com os discentes. Os entrevistados foram abordados na Universidade e nas escolas, de forma voluntária. Com isso, a necessidade de existir a interação da tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem seria interessante, pois com esses recursos, conquistará avanços em relação as alunos e professores quanto ao âmbito educacional, mas também no desenvolvimento do discente, sem deixar de lado outras ferramentas. A busca pelas tecnologias da informação e comunicação na atualidade ainda um longo caminho a percorrer em várias áreas, principalmente no âmbito educacional por não serem usadas adequadamente por alguns. Porém, observou-se nas pesquisas que a maioria dos alunos concordaram que o uso destas tecnologias ajudam no dia a dia, como ferramenta nos estudos. Comprovou-se que as tecnologias da informação dão um suporte necessário para serem utilizados em inúmeras situações na vida acadêmica.