A Educação Infantil passou por muitas transformações ao longo do tempo e tais transformações fizeram com que a educação infantil se tornasse cada vez mais significativa tanto em nível mundial, como também no Brasil. As crianças nem sempre foram percebidas como tais, logo o conceito de infância vem sendo construído ao longo do tempo. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre o cuidar e o educar do ponto de vista histórico na educação infantil brasileira. Este estudo classifica-se do ponto de vista da forma de abordagem do problema, como qualitativo e quanto a sua finalidade como exploratório, e quanto aos meios, como pesquisa bibliográfica. Como procedimentos metodológicos, foram coletados dados por meio de pesquisa bibliográfica. Esse levantamento bibliográfico foi desenvolvido com base em pesquisas em sites, os quais tiveram como objetivo a procura de artigos científicos, teses, dissertações entre outros, a fim de subsidiar informações e fortalecer o debate em torno da temática em questão. A presente pesquisa demonstrou que a Educação Infantil ao longo de sua história tinha caráter assistencialista e higienista, incorporando somente o objetivo de cuidar das crianças. Foi com a incorporação das creches e a pré-escolas como instituições de caráter educativo na educação infantil, que veio a incorporar na vida escolar das crianças pequenas o binômio cuidar e educar, distante do caráter puramente assistencialista de outrora. Porém, esses resquícios do passado, ainda são refletidos na realidade atual da Educação Infantil, apesar das inúmeras conquistas, o cuidar/educar ainda é concebido de forma fragmentada.