O pensamento computacional nos dias atuais deixou de ser uma área específica para cientistas da computação e tornou-se uma competência importante com a finalidade de desenvolver habilidades cognitivas em educandos de todas as modalidade de ensino. Pesquisas mostram que faz-se necessário que as crianças e adolescentes estejam cada vez mais inseridos no pensamento computacional, termo esse que está associado em saber usar o computador como um instrumento que aumente seu poder cognitivo e operacional humano. O presente artigo tem como principal proposta o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional por meio de oficinas de Introdução à Programação aos estudantes de duas escolas públicas situadas nas cidades de Rio Tinto e Mamanguape da Paraíba, dando assim uma visão mais abrangente da informática e seus campos de atuação. Todas as oficinas realizadas utilizaram a plataforma online Code.org, que incentiva o ensino de programação e lógica de programação para crianças e adolescentes, de forma lúdica, simples e divertida, com o método de programação em blocos. A oficina foi muito bem avaliada e com evasão mínima dos estudantes participantes. Além disto, os conceitos apresentados que são elementares na programação de computadores e as atividades realizadas com o uso da plataforma online Code.org, foram de extrema importância para eles, uma vez que essas habilidades agora aprendidas poderiam ser utilizadas não somente para criação de programas de computadores, mas também no seu dia a dia, em outras disciplinas e para seu próprio aprendizado. Esse estudo, portanto, vem relatar essa iniciativa e os seus resultados obtidos.