Este artigo tem como objetivo identificar e compreender a gênese do ensino gratuito a partir das concepções apontadas por Diderot e Condorcet. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, tem como fonte principal livros de memórias analisados à luz de estudos historiográficos e sociológicos, em especial que derivam da obra de Pierre Bourdieu. Pretende-se aproximar do princípio de escola gratuita com vistas a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (1943) fundada sob a perspectiva de ofertar gratuitamente o ensino secundário, inaugurada no sul de Mato Grosso em 1949 com o mesmo princípio. Desta maneira, busca-se fazer a aproximação entre a gênese do ensino gratuito contemplado na França especificamente no século XVIII no contexto da Revolução Francesa e a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) com a compreensão do campo educacional no período. Constatou-se que, o campo em questão era carente de escolas gratuitas, Diderot e Condorcet, devido ao anseio por mudanças e reformas, propuseram uma educação que carregava em seu bojo o ideal democrático do ensino, desta maneira, idealizaram uma escola pública que não se materializou, tendo em vista as condições do período, mas que, no entanto, todo o ideário relativo à essa escola, cultivado em nosso tempo, é herdeiro da vertente francesa. A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos tem sua gênese em outro momento histórico, com um campo carente de escolas secundárias que, com o devido apoio da sociedade e do poder público consegue se materializar não somente no Recife (seu nascedouro), mas se expande por outras regiões até chegar ao Mato Grosso em 1949.