SILVA, Vanessa Torres. Mal estar docente. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37389>. Acesso em: 02/11/2024 12:40
A formação de cidadãos, assim com o repasse de conteúdo, são funções intrínsecas de professores, que transformam o mundo dos alunos, trazendo-lhes a uma realidade voltada ao mundo microscópico, e que se torna comprometida pela carga excessiva de trabalho com jornadas muitas vezes indo até o terceiro turno. Nosso trabalho tem por objetivo justamente trazer uma melhoria para pesquisas com relação a docentes que possuem carga horária de trabalho extensa resultando em desqualificação profissional. O trabalho consistiu em investigar por via de entrevista direta a vida profissional e pessoal de docentes fazendo comparações entre aqueles com mais e menos tempo de contribuições na rede de ensino, que resultou em dados qualitativos a situação atual de alguns professores de uma escola pública integral, a mesma ocorreu no mês de junho de 2017 e comprovou que a carga horária elevada prejudica a saúde e o bem estar dos docentes que contém mais tempo de trabalho, resultando assim insatisfação profissional e baixo rendimento dos discentes. Mostrou também que os docentes sentem-se desvalorizados por conta do baixo salário e que para obterem um conforto melhor para a família eles precisam trabalhar mais tempo que o normal, causando assim desgastes diários, ansiedade, estresse e outras enfermidades.