BARRETO, Gabriel Ginane. Microscopia óptica em escola pública. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37456>. Acesso em: 23/12/2024 08:29
A importância da experimentação durante as aulas, não apenas por despertar o interesse pela Ciência nos alunos, mas também por inúmeras outras razões, deve ser de conhecimento de todos os agentes envolvidos no processo. Nesse contexto, a microscopia que é definida como a parte das Ciências que estuda os microscópios e sua utilização na observação e visualização de estruturas que o olho humano não consegue visualizar, encontra-se como uma importante ferramenta para a compreensão de muitos assuntos que envolvem ciências. A grande problemática que impede o uso deste recurso, se deve ao fato de que, as escolas da rede pública de ensino, em sua grande maioria, não dispõem de microscópios e outros equipamentos que tornam o ensino de Ciências mais palpável e de melhor compreensão. O presente trabalho objetivou fornecer treinamento em microscopia óptica a professores de escolas da rede pública de Areia-PB e incentivar a adoção de atividades práticas no ensino de Ciências. A motivação do trabalho partiu-se, pois, da constatação que na maioria das escolas da região, quando estas possuíam o microscópio, os professores não sabiam manuseá-lo ou não ainda, a inexistência do equipamento. Após a intervenção pode-se perceber que os professores participantes do projeto possuem uma formação contextual de experiências práticas, isto realça a importância da formação continuada para os profissionais do ensino de Ciências. Mesmo não possuindo laboratório de ciências na escola, o projeto foi realizado com o auxílio dos docentes e foi de extrema importância para os alunos, que tendo o conhecimento prático, conseguiram assimilar de melhor forma o conteúdo apresentado.