Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INSERÇÃO DE NOVAS LINGUAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO, , APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36305
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3948
    "inscrito_id" => 615
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INSERÇÃO DE NOVAS LINGUAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo sistematizar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB. Tais estratégias foram desenvolvidas a partir das atividades realizadas nas turmas de Ensino Fundamental e foram implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, de modo a promover e a incentivar o processo significativo da aprendizagem da Língua Inglesa. Tais ações observaram diferentes abordagens pedagógicas com o objetivo de tornar a sala de aula um espaço mais atrativo, de estimular a fala em Língua Inglesa durante a realização das aulas, de promover a ampliação do vocabulário e sobretudo, de trazer uma alternativa possível para o desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa nas salas de aula da escola pública. O conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de um filme curta-metragem, criado a partir da adaptação do conto clássico da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos e construído de forma coletiva e compartilhada e a descrição de sequências didáticas desenvolvidas para a ampliação de vocabulário e para aquisição de conhecimento relativos a gramática da língua inglesa. No que se refere aos aspectos teórico-metodológicos, buscamos os estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, bem como observamos as contribuições de estudiosos a respeito das metodologias para o Ensino de Língua Estrangeira. Além disso, buscamos o aporte teórico que trata da importância das atividades de produção oral para a aprendizagem de uma segunda língua e dos estudos que tratam dos processos de aprendizagem colaborativa. Assim, as considerações resultantes desse estudo caminham no sentido de contribuir para a reflexão acerca das metodologias adotadas para o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO,, APRENDIZAGEM COLABORATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID615_16102017130006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOANA ANDRADE"
    "autor_email" => "joanapaulaandrade_uab@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36305
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3948
    "inscrito_id" => 615
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INSERÇÃO DE NOVAS LINGUAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo sistematizar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB. Tais estratégias foram desenvolvidas a partir das atividades realizadas nas turmas de Ensino Fundamental e foram implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, de modo a promover e a incentivar o processo significativo da aprendizagem da Língua Inglesa. Tais ações observaram diferentes abordagens pedagógicas com o objetivo de tornar a sala de aula um espaço mais atrativo, de estimular a fala em Língua Inglesa durante a realização das aulas, de promover a ampliação do vocabulário e sobretudo, de trazer uma alternativa possível para o desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa nas salas de aula da escola pública. O conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de um filme curta-metragem, criado a partir da adaptação do conto clássico da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos e construído de forma coletiva e compartilhada e a descrição de sequências didáticas desenvolvidas para a ampliação de vocabulário e para aquisição de conhecimento relativos a gramática da língua inglesa. No que se refere aos aspectos teórico-metodológicos, buscamos os estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, bem como observamos as contribuições de estudiosos a respeito das metodologias para o Ensino de Língua Estrangeira. Além disso, buscamos o aporte teórico que trata da importância das atividades de produção oral para a aprendizagem de uma segunda língua e dos estudos que tratam dos processos de aprendizagem colaborativa. Assim, as considerações resultantes desse estudo caminham no sentido de contribuir para a reflexão acerca das metodologias adotadas para o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO,, APRENDIZAGEM COLABORATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID615_16102017130006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOANA ANDRADE"
    "autor_email" => "joanapaulaandrade_uab@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo tem por objetivo sistematizar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB. Tais estratégias foram desenvolvidas a partir das atividades realizadas nas turmas de Ensino Fundamental e foram implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, de modo a promover e a incentivar o processo significativo da aprendizagem da Língua Inglesa. Tais ações observaram diferentes abordagens pedagógicas com o objetivo de tornar a sala de aula um espaço mais atrativo, de estimular a fala em Língua Inglesa durante a realização das aulas, de promover a ampliação do vocabulário e sobretudo, de trazer uma alternativa possível para o desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa nas salas de aula da escola pública. O conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de um filme curta-metragem, criado a partir da adaptação do conto clássico da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos e construído de forma coletiva e compartilhada e a descrição de sequências didáticas desenvolvidas para a ampliação de vocabulário e para aquisição de conhecimento relativos a gramática da língua inglesa. No que se refere aos aspectos teórico-metodológicos, buscamos os estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, bem como observamos as contribuições de estudiosos a respeito das metodologias para o Ensino de Língua Estrangeira. Além disso, buscamos o aporte teórico que trata da importância das atividades de produção oral para a aprendizagem de uma segunda língua e dos estudos que tratam dos processos de aprendizagem colaborativa. Assim, as considerações resultantes desse estudo caminham no sentido de contribuir para a reflexão acerca das metodologias adotadas para o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.