PROJETO DE EXTENSÃO ADOLESCER: REFLETINDO SOBRE O PRECONCEITO E SUA INFLUÊNCIA NA IDENTIDADE JOVEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38383 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1433 "inscrito_id" => 2856 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO ADOLESCER: REFLETINDO SOBRE O PRECONCEITO E SUA INFLUÊNCIA NA IDENTIDADE JOVEM" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência desenvolvida através de uma ação sobre a compreensão de tipos e formas de preconceito e seu papel na formação de conceitos da identidade do jovem. A ação faz parte das áreas estratégicas do projeto de extensão “Adolescer: aprendendo a ser um adolescente saudável numa abordagem interdisciplinar”, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Vitória de Santo Antão – PE. O projeto está vinculado ao Centro Acadêmico de Vitória – UFPE, tendo os adolescentes como seu principal alvo. As atividades de ações educativas pelo projeto são realizadas de modo inter e multidisciplinar com a participação dos graduandos de diversos cursos e professores da referida instituição. Percebendo a escola como um espaço de grande importância para o desenvolvimento da identidade se faz necessário abordagens para o desenvolvimento de posturas saudáveis. Neste relato de experiência a ação teve por temática “Preconceito” sendo elaborada por discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Educação Física, e foi dividida em três momentos onde o tema foi abordado enfatizando suas características, tipos, causas e consequências, através de diferentes dinâmicas e reflexões. Nos diferentes momentos propostos houve a participação ativa dos educandos. A ação de modo geral foi eficaz e atingiu os objetivos propostos. O tema, apesar de polêmico e delicado, foi tratado durante toda a ação com questionamentos que fizeram os alunos refletirem sobre suas ações. Muitos puderam perceber o tema da ação antes que esse fosse revelado pelos mediadores do projeto, e a explanação do tema pelos mediadores fez com que os alunos pudessem compreender melhor a temática. Nesse contexto, constatou-se que os alunos puderam refletir sobre suas ações e compreender melhor os tipos e formas de preconceito, tendo assim, a oportunidade de repensar suas práticas, caso estas sejam ou possam vir a ser preconceituosas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ADOLESCENTE, PRECONCEITO, FORMAÇÃO DE CONCEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID2856_10092017182514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO AMORIM" "autor_email" => "renatoamorim2009@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38383 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1433 "inscrito_id" => 2856 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO ADOLESCER: REFLETINDO SOBRE O PRECONCEITO E SUA INFLUÊNCIA NA IDENTIDADE JOVEM" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência desenvolvida através de uma ação sobre a compreensão de tipos e formas de preconceito e seu papel na formação de conceitos da identidade do jovem. A ação faz parte das áreas estratégicas do projeto de extensão “Adolescer: aprendendo a ser um adolescente saudável numa abordagem interdisciplinar”, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Vitória de Santo Antão – PE. O projeto está vinculado ao Centro Acadêmico de Vitória – UFPE, tendo os adolescentes como seu principal alvo. As atividades de ações educativas pelo projeto são realizadas de modo inter e multidisciplinar com a participação dos graduandos de diversos cursos e professores da referida instituição. Percebendo a escola como um espaço de grande importância para o desenvolvimento da identidade se faz necessário abordagens para o desenvolvimento de posturas saudáveis. Neste relato de experiência a ação teve por temática “Preconceito” sendo elaborada por discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Educação Física, e foi dividida em três momentos onde o tema foi abordado enfatizando suas características, tipos, causas e consequências, através de diferentes dinâmicas e reflexões. Nos diferentes momentos propostos houve a participação ativa dos educandos. A ação de modo geral foi eficaz e atingiu os objetivos propostos. O tema, apesar de polêmico e delicado, foi tratado durante toda a ação com questionamentos que fizeram os alunos refletirem sobre suas ações. Muitos puderam perceber o tema da ação antes que esse fosse revelado pelos mediadores do projeto, e a explanação do tema pelos mediadores fez com que os alunos pudessem compreender melhor a temática. Nesse contexto, constatou-se que os alunos puderam refletir sobre suas ações e compreender melhor os tipos e formas de preconceito, tendo assim, a oportunidade de repensar suas práticas, caso estas sejam ou possam vir a ser preconceituosas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ADOLESCENTE, PRECONCEITO, FORMAÇÃO DE CONCEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID2856_10092017182514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO AMORIM" "autor_email" => "renatoamorim2009@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }