Este estudo acredita que as aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental, devem ensinar os alunos a, de fato, ler. Isso significa que se deve auxiliar os alunos a reconhecerem elementos implícitos no texto, a fazerem inferências, a reconhecerem ambiguidades e ironias. Além disso, as aulas precisam incentivar a formação de leitores para a vida. Nessa perspectiva, acredita-se que a utilização, nas aulas de Língua Portuguesa, de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) pode potencializar a leitura. Por isso, o objetivo deste estudo é o de verificar o impacto dos Objetos Digitais de Aprendizagem na compreensão leitora de alunos do Ensino Fundamental. Tendo em vista o objetivo proposto, este estudo configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos da pesquisa-ação. O lócus da pesquisa é uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul/BRA. Os sujeitos pesquisados são uma professora de Língua Portuguesa e seus alunos das turmas de 6º e 8º anos. Os instrumentos de coletas de dados utilizados são o diário de bordo da professora e questionários que serão aplicados aos alunos envolvidos. O tratamento das informações que emergirem, seguirá as orientações da análise textual discursiva, que prevê a desconstrução dos textos e a consequente organização em unidades de análise ou unidades de sentido ou de significado. Os resultados parciais mostram que a utilização dos ODA nas aulas de Língua Portuguesa está impactando positivamente na ação leitora dos alunos, pois houve um aumento significativo de retirada de livros na biblioteca da escola e já se pode notar uma pequena melhora nos níveis de compreensão leitora dos sujeitos investigados.