Durante anos de estudos os alunos preparam-se para entrar na universidade, e no momento do vestibular precisam decidir pelo curso que irão fazer. É muito comum o ingresso de estudantes nas universidades sem a certeza que fizeram a escolha certa, e isso pode continuar durante o curso, sendo portanto um dos fatores que geram evasão. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade principal conhecer e analisar quais as expectativas profissionais dos estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE/CMN), bem como as impressões que foram construídas em relação ao curso. A UPE/CMN é uma instituição pública que está localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, cujos cursos de graduação são, em sua maioria, voltados para a licenciatura. Para a presente pesquisa selecionamos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e através de entrevistas aplicadas com 37 estudantes verificou-se que cerca de 29,72% afirmaram que desejam ser professores de ensino fundamental e médio, 21,65% não querem ser professores, mas desejam atuar profissionalmente como biólogos, 16,21% querem ser professores de ensino fundamental, médio e superior, 13,52% desejam ser professores de ensino superior, 8,10% afirmaram que fez o curso apenas para ter o nível superior e não pretende atuar na área, 5, 2,70% querem atuar como professores de educação infantil, e 2,70% farão vestibular para acessarem outro curso. Quanto as expectativas pessoais relacionadas ao curso cerca de 59,54% dos estudantes afirmaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso, e 40,54% afirmaram que suas expectativas foram alcançadas. Os motivos pelos quais os estudantes justificaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso foram os seguintes: 45,45% relataram que no curso faltam aulas práticas, 27,27% enfatizaram que falta disciplinas de conteúdo especifico da biologia, outros 9,09% falaram que os conteúdos são abordados de forma superficial, no mesmo contexto que aprenderam no ensino médio, e 9,09% relataram que o curso tem muitas disciplinas pedagógicas. Verificamos que a escolha de um curso superior é um momento muito importante na vida profissional dos jovens, mais muitos optam pelos cursos de licenciatura pela falta de escolhas, sem possuir expectativas profissionais pela carreira docente. Nesse sentido, é importante que os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura contemplem ações que contribuam para valorizar a identidade docente e despertar nos discentes o interesse por essa profissão.