Este artigo é o resultado de uma experiência pedagógica de extensão universitária desenvolvida no componente de História do 1º. ano do ensino médio em escola pública estadual no Estado da Paraíba, a partir do uso de filme histórico como ferramenta pedagógica no ensino médio. Utilizamos o filme “Tróia” (2004, dir. Wolfgang Petersen) como uma ferramenta para abordar o tema da Arte na Grécia no período da antiguidade clássica, buscando identificar onde e como a arte se manifestava, bem como fez parte de todo o processo contrapor o filme exibido com o livro didático utilizado pelos alunos no que diz respeito a questão da verdade histórica e de como os alunos percebem-na. Fez parte da discussão o conhecimento sobre a história das duas maiores cidades estado do período antigo (Atenas e Esparta), suas diferenças quanto a arte, educação e política e como estas se apresentam tanto no contexto fílmico como no livro didático utilizado pelo professor do componente. O relato de experiência pedagógica oportunizou aos alunos adquirir conhecimentos sobre o tema com o suporte do filme, na medida em que abordamos a arte e suas diversas expressões, a qual, ao mesmo tempo em que indicam poder, aponta para a posse de riquezas e status social entre os Gregos antigos. Mesmo que a arte não esteja exposta explicitamente está implícita em toda a Grécia Antiga, sendo identificada tanto no filme como no livro didático.