Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS INVENTIVOS INOVANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS: MONTAGEM MANUAL DE CÂMARA DE COMBUSTÃO

Palavra-chaves: MOTOR, COMBUSTÃO, EXPERIMENTAL, TRABALHO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      sabemos a importância de estudar e pesquisar ciências para entender os fenômenos da natureza\r\n
      entre eles podemos destacar: a oxidação de esquadrias de alumínio, enferrujamento do prego,\r\n
      combustão de alimentos, funcionamento de pilhas e de baterias, queima de combustíveis e\r\n
      funcionamento de um motor de combustão. O estudo do conteúdo teórico de maneira tradicional\r\n
      das disciplinas de Física e Química, em nível do ensino médio, técnico e tecnológico aplicados aos\r\n
      nossos alunos no IFPE-PESQUEIRA não está estimulando a maioria dos discentes a entender o\r\n
      conteúdo das disciplinas de acordo com o Art.9º, item I do BRASIL (2002, p.115, PCN) “Na\r\n
      situação de ensino e aprendizagem, o conhecimento é transporto da situação em que foi criado,\r\n
      inventado ou produzido, e por causa dessa transposição didática deve ser relacionado com a prática\r\n
      ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.” Isto pode ser verificado ao observarmos os\r\n
      resultados de médias semestrais dos referidos estudantes, onde o aluno sempre apresenta um\r\n
      desempenho abaixo do padrão exigido pelo IFPE (nota 6,0). As aulas experimentais podem ser\r\n
      empregadas com diferentes objetivos e fornecer variadas e importantes contribuições no ensino e\r\n
      aprendizagem de ciências.\r\n
      Por isso o presente trabalho tem o objetivo de realizar o desenvolvimento das etapas do\r\n
      experimento inventivo dos professores Lindeberg Rocha Freitas e Joaci Galindo, junto com a\r\n
      participação dos alunos Monitores sobre o protótipo de motor de combustão interna para ser\r\n
      aplicado no ensino de Física e de Química.\r\n
      www.conedu.com.br\r\n
       Na construção do modelo da câmara de combustão foram utilizados materiais de fácil\r\n
      acesso e de baixo custo como Garrafa PET, Pedaços de madeira, Vela de ignição e pequena\r\n
      quantidade de Combustível (Álcool e/ou Gasolina) para fazer funcionar a referida Câmara. O\r\n
      funcionamento da câmara foi visualizado e realmente ocorreu a transformação química (a\r\n
      explosão), a liberação e o aproveitamento de energia na produção de trabalho.\r\n
       As experiências e os testes realizados com o protótipo de Câmara de Combustão,\r\n
      contribuíram para o entendimento sobre o funcionamento de um motor à explosão, conforme\r\n
      observações práticas que envolveram reação de combustão, liberação energia e realização de\r\n
      trabalho, exploraram os conhecimentos de Química e de Física, Durante a realização de práticas e\r\n
      testes utilizando o experimento inventivo foi percebido tratar-se de uma excelente estratégia para\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente, sabemos da importância da Química e da Física em nossas vidas, por isso sabemos a importância de estudar e pesquisar ciências para entender os fenômenos da natureza entre eles podemos destacar: a oxidação de esquadrias de alumínio, enferrujamento do prego, combustão de alimentos, funcionamento de pilhas e de baterias, queima de combustíveis e funcionamento de um motor de combustão. O estudo do conteúdo teórico de maneira tradicional das disciplinas de Física e Química, em nível do ensino médio, técnico e tecnológico aplicados aos nossos alunos no IFPE-PESQUEIRA não está estimulando a maioria dos discentes a entender o conteúdo das disciplinas de acordo com o Art.9º, item I do BRASIL (2002, p.115, PCN) “Na situação de ensino e aprendizagem, o conhecimento é transporto da situação em que foi criado, inventado ou produzido, e por causa dessa transposição didática deve ser relacionado com a prática ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.” Isto pode ser verificado ao observarmos os resultados de médias semestrais dos referidos estudantes, onde o aluno sempre apresenta um desempenho abaixo do padrão exigido pelo IFPE (nota 6,0). As aulas experimentais podem ser empregadas com diferentes objetivos e fornecer variadas e importantes contribuições no ensino e aprendizagem de ciências. Por isso o presente trabalho tem o objetivo de realizar o desenvolvimento das etapas do experimento inventivo dos professores Lindeberg Rocha Freitas e Joaci Galindo, junto com a participação dos alunos Monitores sobre o protótipo de motor de combustão interna para ser aplicado no ensino de Física e de Química. www.conedu.com.br Na construção do modelo da câmara de combustão foram utilizados materiais de fácil acesso e de baixo custo como Garrafa PET, Pedaços de madeira, Vela de ignição e pequena quantidade de Combustível (Álcool e/ou Gasolina) para fazer funcionar a referida Câmara. O funcionamento da câmara foi visualizado e realmente ocorreu a transformação química (a explosão), a liberação e o aproveitamento de energia na produção de trabalho. As experiências e os testes realizados com o protótipo de Câmara de Combustão, contribuíram para o entendimento sobre o funcionamento de um motor à explosão, conforme observações práticas que envolveram reação de combustão, liberação energia e realização de trabalho, exploraram os conhecimentos de Química e de Física, Durante a realização de práticas e testes utilizando o experimento inventivo foi percebido tratar-se de uma excelente estratégia para melhorar o ensino das duas ciências contribuindo para inovação das aulas Teórico-Experimentais, que em geral envolvem conteúdos bem estruturados, mas de difícil compreensão.

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