Atualmente, sabemos da importância da Química e da Física em nossas vidas, por isso
sabemos a importância de estudar e pesquisar ciências para entender os fenômenos da natureza
entre eles podemos destacar: a oxidação de esquadrias de alumínio, enferrujamento do prego,
combustão de alimentos, funcionamento de pilhas e de baterias, queima de combustíveis e
funcionamento de um motor de combustão. O estudo do conteúdo teórico de maneira tradicional
das disciplinas de Física e Química, em nível do ensino médio, técnico e tecnológico aplicados aos
nossos alunos no IFPE-PESQUEIRA não está estimulando a maioria dos discentes a entender o
conteúdo das disciplinas de acordo com o Art.9º, item I do BRASIL (2002, p.115, PCN) “Na
situação de ensino e aprendizagem, o conhecimento é transporto da situação em que foi criado,
inventado ou produzido, e por causa dessa transposição didática deve ser relacionado com a prática
ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.” Isto pode ser verificado ao observarmos os
resultados de médias semestrais dos referidos estudantes, onde o aluno sempre apresenta um
desempenho abaixo do padrão exigido pelo IFPE (nota 6,0). As aulas experimentais podem ser
empregadas com diferentes objetivos e fornecer variadas e importantes contribuições no ensino e
aprendizagem de ciências.
Por isso o presente trabalho tem o objetivo de realizar o desenvolvimento das etapas do
experimento inventivo dos professores Lindeberg Rocha Freitas e Joaci Galindo, junto com a
participação dos alunos Monitores sobre o protótipo de motor de combustão interna para ser
aplicado no ensino de Física e de Química.
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Na construção do modelo da câmara de combustão foram utilizados materiais de fácil
acesso e de baixo custo como Garrafa PET, Pedaços de madeira, Vela de ignição e pequena
quantidade de Combustível (Álcool e/ou Gasolina) para fazer funcionar a referida Câmara. O
funcionamento da câmara foi visualizado e realmente ocorreu a transformação química (a
explosão), a liberação e o aproveitamento de energia na produção de trabalho.
As experiências e os testes realizados com o protótipo de Câmara de Combustão,
contribuíram para o entendimento sobre o funcionamento de um motor à explosão, conforme
observações práticas que envolveram reação de combustão, liberação energia e realização de
trabalho, exploraram os conhecimentos de Química e de Física, Durante a realização de práticas e
testes utilizando o experimento inventivo foi percebido tratar-se de uma excelente estratégia para
melhorar o ensino das duas ciências contribuindo para inovação das aulas Teórico-Experimentais,
que em geral envolvem conteúdos bem estruturados, mas de difícil compreensão.