Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS EM TECNOLOGIAS: DESAFIOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37009
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1098
    "inscrito_id" => 7139
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS EM TECNOLOGIAS: DESAFIOS"
    "resumo" => "No presente texto, objetiva-se apresentar os resultados de investigação que analisou o programa de capacitação de professores do NTE/IAT em Tecnologias da Informação e Comunicação, sobretudo do docente de matemática tomando como referência os últimos dez anos (2003-2013). Além disso, almejou-se analisar como o professor capacitado tem socializado e usado em sua prática pedagógica os conhecimentos adquiridos na capacitação em TIC e qual a contribuição desses recursos para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. O aporte teórico que norteou este trabalho foi a perspectiva crítico reflexiva de capacitação mediada pela leitura de Schön (2000), Freire (1993, 1997, 2000, 2005) e Alarcão (1998). Em Educação Matemática embasou-se teoricamente em Skovsmose (2007) e D’Ambrósio (2008), ou seja, enfatizando a essência da Matemática como uma das muitas estratégias desenvolvidas pela espécie humana para explicar e lidar com sua condição de humana. No que se refere à metodologia utilizada a pesquisa e análise realizada foi um estudo de caso. Para obter as informações necessárias ao desenvolvimento deste estudo  optou-se percorrer os caminhos da pesquisa embasada na abordagem qualitativa por considerar a mais apropriada para tratar de temas referentes à educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7139_08092017221727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELITO SILVA DO ESPÍRITO SANTO"
    "autor_nome_curto" => "JOSELITO SILVA"
    "autor_email" => "espir10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37009
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1098
    "inscrito_id" => 7139
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS EM TECNOLOGIAS: DESAFIOS"
    "resumo" => "No presente texto, objetiva-se apresentar os resultados de investigação que analisou o programa de capacitação de professores do NTE/IAT em Tecnologias da Informação e Comunicação, sobretudo do docente de matemática tomando como referência os últimos dez anos (2003-2013). Além disso, almejou-se analisar como o professor capacitado tem socializado e usado em sua prática pedagógica os conhecimentos adquiridos na capacitação em TIC e qual a contribuição desses recursos para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. O aporte teórico que norteou este trabalho foi a perspectiva crítico reflexiva de capacitação mediada pela leitura de Schön (2000), Freire (1993, 1997, 2000, 2005) e Alarcão (1998). Em Educação Matemática embasou-se teoricamente em Skovsmose (2007) e D’Ambrósio (2008), ou seja, enfatizando a essência da Matemática como uma das muitas estratégias desenvolvidas pela espécie humana para explicar e lidar com sua condição de humana. No que se refere à metodologia utilizada a pesquisa e análise realizada foi um estudo de caso. Para obter as informações necessárias ao desenvolvimento deste estudo  optou-se percorrer os caminhos da pesquisa embasada na abordagem qualitativa por considerar a mais apropriada para tratar de temas referentes à educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7139_08092017221727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELITO SILVA DO ESPÍRITO SANTO"
    "autor_nome_curto" => "JOSELITO SILVA"
    "autor_email" => "espir10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No presente texto, objetiva-se apresentar os resultados de investigação que analisou o programa de capacitação de professores do NTE/IAT em Tecnologias da Informação e Comunicação, sobretudo do docente de matemática tomando como referência os últimos dez anos (2003-2013). Além disso, almejou-se analisar como o professor capacitado tem socializado e usado em sua prática pedagógica os conhecimentos adquiridos na capacitação em TIC e qual a contribuição desses recursos para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. O aporte teórico que norteou este trabalho foi a perspectiva crítico reflexiva de capacitação mediada pela leitura de Schön (2000), Freire (1993, 1997, 2000, 2005) e Alarcão (1998). Em Educação Matemática embasou-se teoricamente em Skovsmose (2007) e D’Ambrósio (2008), ou seja, enfatizando a essência da Matemática como uma das muitas estratégias desenvolvidas pela espécie humana para explicar e lidar com sua condição de humana. No que se refere à metodologia utilizada a pesquisa e análise realizada foi um estudo de caso. Para obter as informações necessárias ao desenvolvimento deste estudo optou-se percorrer os caminhos da pesquisa embasada na abordagem qualitativa por considerar a mais apropriada para tratar de temas referentes à educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.