O presente trabalho tem como objeto de estudo uma pesquisa de campo realizada numa Escola de rede privada na cidade de Fagundes/PB. Apresenta como objetivo a relação entre teoria e prática, de acordo com a Teoria dos Estágios do Desenvolvimento do autor Jean William Fritz Piaget. A escola compreende o ensino infantil e fundamental I na rede privada, com crianças de 4 a 8 anos. A aplicação de um teste embasado na Teoria dos Estágios do Desenvolvimento que o autor Jean Piaget descreve no seu livro Problemas de Psicologia Genética capítulo I- O Tempo e o Desenvolvimento Intelectual da Criança. Como também enfatizar as teorias apresentadas por ele durante o capítulo. Desse modo buscaremos relacionar a teoria com a prática para tal, foram realizados testes no qual o raciocínio da criança era o foco principal, a noção de quantidade de matéria, conservação de matéria. Ao realizar a prática nos deparamos com crianças as quais nos possibilitaram realizar o teste que o autor descreve na sua vivência com crianças em Genebra. No nosso experimento comprovamos que nem sempre a criança se encontra nas fases mencionadas pelo autor, mas de acordo com nossa vivência em campo comprovamos na fase pré-operatória, que a criança responde exatamente o que afirma o autor. Diante do experimento realizado foi possível observar que nem sempre as crianças correspondem a esses estágios colocados por faixa etária, para isso o autor explica que nem sempre as crianças correspondem a esta divisão feita por ele, pois vários fatores que estão relacionados ao desenvolvimento da criança.