Este artigo trata da formação de professores para a Educação Infantil, a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com uma professora da Educação Infantil que atua na zona urbana da cidade de Cajazeiras/PB, buscando perceber a partir da pesquisa os caminhos que são percorridos durante a formação docente, bem como a importância desta para que o docente realize um trabalho de boa qualidade. Objetivamos com este trabalho refletir as consequências que as situações ocorridas na infância ou na vida acadêmica podem acarretar na vida profissional docente. O trabalho será embasado a partir de teóricos como Machado (2010), Campos (1999), Queirós (1997) Kramer (2006), dentre outros, que trazem discussões referentes ao desenvolvimento da criança, as mudanças no conceito de infância e o entendimento da criança enquanto um ser integral, considerando seus aspectos: afetivo, cognitivo e motor. O artigo traz também depoimento da professora entrevistada, fazendo ponte com os teóricos que nos deram suporte à discussão da relação teoria-prática enquanto processos que caminham conjuntamente para obtermos bons resultados no trabalho desenvolvido com crianças de diferentes faixas etárias. Sendo assim, este trabalho possibilitou a compreensão de que a Educação Infantil é um período crucial na vida da criança, bem como, a importância da formação docente para que este compreenda o seu papel, sendo importante que haja uma construção contínua de conhecimentos, relacionando com a prática, desenvolvendo um trabalho de qualidade, como também responsável, onde o foco do processo ensino aprendizagem seja o aluno em suas mais diversas peculiaridades. Por fim, vimos que a profissão docente é uma construção diária permeada por diferentes situações, espaços, pessoas e experiências que fazem com que a professora permaneça escolhendo a docência enquanto espaço de construção de saberes.