CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36247 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4171 "inscrito_id" => 10091 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Neste artigo que mais se aproxima de um ensaio, procuro chamar a atenção para uma questão que nasce a partir da problemática relação entre o ensino e a aprendizagem. Embora para muitos professores essa questão não tenha uma importância crucial e imediata que possa afetar suas atividades docentes, acredito que, na defesa apaixonada de um ensino construtivista com a reconhecida e justificada preocupação com a aprendizagem dos educandos, algumas questões tenham passado despercebidas e alguns excessos estejam sendo cometidos. Do nosso ponto de vista, a relação do ensino com a aprendizagem é uma relação complexa entre dois sujeitos que, dada a possibilidade da linguagem e da imaginação, acabam envolvidos em um novo processo de aprendizagens. Os humanos, não aprendemos mais sozinhos no confronto com a realidade, mas construímos um jeito particular de aprender que depende muito dos outros humanos, mesmo porque, não aprendemos no contato direto com a realidade, aprendemos muito mais sobre coisas que não existem. Em outras palavras, construímos um mundo de ideias, símbolos e fantasias que não encontra lugar na realidade imediata posta pela natureza. Inventamos mundos e sistemas imaginários que, somente os outros humanos nos podem ensinar. A partir do entendimento dessa qualidade humana fica mais fácil compreender a complexidade envolvida no processo de ensinar e aprender. O que estamos defendo é a tese de que a aprendizagem, isto é, o resultado, não pode ser o único critério de validação de um processo de ensino. Mesmo porque o esforço de ensinar se inicia muito antes do encontro entre educadores e eduncandos na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, COMPLEXIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID10091_16102017183448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO GOMES GERMANO" "autor_nome_curto" => "GERMANO" "autor_email" => "mggermano24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36247 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4171 "inscrito_id" => 10091 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Neste artigo que mais se aproxima de um ensaio, procuro chamar a atenção para uma questão que nasce a partir da problemática relação entre o ensino e a aprendizagem. Embora para muitos professores essa questão não tenha uma importância crucial e imediata que possa afetar suas atividades docentes, acredito que, na defesa apaixonada de um ensino construtivista com a reconhecida e justificada preocupação com a aprendizagem dos educandos, algumas questões tenham passado despercebidas e alguns excessos estejam sendo cometidos. Do nosso ponto de vista, a relação do ensino com a aprendizagem é uma relação complexa entre dois sujeitos que, dada a possibilidade da linguagem e da imaginação, acabam envolvidos em um novo processo de aprendizagens. Os humanos, não aprendemos mais sozinhos no confronto com a realidade, mas construímos um jeito particular de aprender que depende muito dos outros humanos, mesmo porque, não aprendemos no contato direto com a realidade, aprendemos muito mais sobre coisas que não existem. Em outras palavras, construímos um mundo de ideias, símbolos e fantasias que não encontra lugar na realidade imediata posta pela natureza. Inventamos mundos e sistemas imaginários que, somente os outros humanos nos podem ensinar. A partir do entendimento dessa qualidade humana fica mais fácil compreender a complexidade envolvida no processo de ensinar e aprender. O que estamos defendo é a tese de que a aprendizagem, isto é, o resultado, não pode ser o único critério de validação de um processo de ensino. Mesmo porque o esforço de ensinar se inicia muito antes do encontro entre educadores e eduncandos na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, COMPLEXIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID10091_16102017183448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO GOMES GERMANO" "autor_nome_curto" => "GERMANO" "autor_email" => "mggermano24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }