GERMANO, Marcelo Gomes. Considerações acerca do ensino e da aprendizagem. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36247>. Acesso em: 22/11/2024 11:35
Neste artigo que mais se aproxima de um ensaio, procuro chamar a atenção para uma questão que nasce a partir da problemática relação entre o ensino e a aprendizagem. Embora para muitos professores essa questão não tenha uma importância crucial e imediata que possa afetar suas atividades docentes, acredito que, na defesa apaixonada de um ensino construtivista com a reconhecida e justificada preocupação com a aprendizagem dos educandos, algumas questões tenham passado despercebidas e alguns excessos estejam sendo cometidos. Do nosso ponto de vista, a relação do ensino com a aprendizagem é uma relação complexa entre dois sujeitos que, dada a possibilidade da linguagem e da imaginação, acabam envolvidos em um novo processo de aprendizagens. Os humanos, não aprendemos mais sozinhos no confronto com a realidade, mas construímos um jeito particular de aprender que depende muito dos outros humanos, mesmo porque, não aprendemos no contato direto com a realidade, aprendemos muito mais sobre coisas que não existem. Em outras palavras, construímos um mundo de ideias, símbolos e fantasias que não encontra lugar na realidade imediata posta pela natureza. Inventamos mundos e sistemas imaginários que, somente os outros humanos nos podem ensinar. A partir do entendimento dessa qualidade humana fica mais fácil compreender a complexidade envolvida no processo de ensinar e aprender. O que estamos defendo é a tese de que a aprendizagem, isto é, o resultado, não pode ser o único critério de validação de um processo de ensino. Mesmo porque o esforço de ensinar se inicia muito antes do encontro entre educadores e eduncandos na sala de aula.