É necessário levar nossos alunos a compreender que o conhecimento científico é o resultado de um longo processo histórico, que inclui erros e acertos e produz verdades provisórias. Buscar um ensino de ciências mais contextualizado, que valorize o uso de atividades práticas para a reflexão e o debate do que é fazer ciência, propondo um trabalho que incorpore os problemas de natureza contextual ao currículo no qual os estudantes utilizam elementos teóricos e experimentais para resolver as situações-problema. Para o desenvolvimento desse ensino de ciências focado na resolução de problemas é preciso que o professor esteja preparado para utilizar a metodologia em suas aulas. As ciências da natureza devem ser tratadas em associação com as questões existenciais e sociais das ciências humanas para se entender melhor as transformações que estão em curso. Acrescente-se também que o ensino experimental das ciências, quando feito de forma apropriada, ajuda o aluno a adquirir um instrumental metodológico certamente útil em toda a trajetória escolar. Mostrar a Ciência como elaboração humana para uma compreensão do mundo é uma meta para o ensino da área na escola como fundamental. Seus conceitos e procedimentos contribuem para o questionamento do que se vê e se ouve, para interpretar os fenômenos da natureza, para compreender como a sociedade nela intervém utilizando seus recursos e criando um novo meio social e tecnológico. esta pesquisa teve como objetivo tornar a aprendizagem significativa para o ensino de ciências em laboratório como práticas didático-edagógicas. foi desenvolvido em escola publica localizada no município de sousa paraíba, utilizando como ferramenta de coleta de dados questionários semiestruturados.