Associando-se a concepção de um ensino de Língua Inglesa que atente efetivamente a abordagem dos gêneros textuais, este trabalho apresenta alguns elementos das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio supervisionado em Língua Inglesa II, no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o oitavo semestre no ano letivo de 2016. O presente trabalho tem como objetivo relatar como o uso do gênero textual cartazes educativos e sua contribuição nas aulas de Língua Inglesa, debatendo sobre algumas abordagens estudadas que favorecem tanto o aprendizado na fase da regência quanto à paulatina formação profissional, que se estende desde este período até os dias atuais se renovando a cada nova experiência. Partindo dessa conjectura, o caminho teórico utilizado foi através dos pressupostos de Marcuschi (2008) e Antunes (2007), buscamos uma via dupla de ensino-aprendizagem mais interessante para os alunos, uma vez que esses autores concebem o uso do gênero textual como ação social em um espaço sociodiscursivo, assim como sobre questões voltadas a dimensão dos estudos linguísticos, ensino e gramática contextualizada para uma aula mais eficaz em seu objetivo. A metodologia utilizada neste artigo é de natureza bibliográfica, descritiva e qualitativa, pois oferece uma forma de auxiliar na percepção da necessidade de estar em conexão com as teorias de ensino, bem como a exploração em áreas do fenômeno ensino/aprendizagem na sala de aula. Foi observado o resultado alcançado logo na resolução da atividade proposta: os alunos fizeram apresentações orais relacionadas ao tema da aula (save water) seguidas da produção de outros cards ligados a economia de água a fim de montar uma conscientização do uso responsável da água de forma conjunta - escola e sociedade.