O presente artigo traz os resultados das análises iniciais de uma pesquisa de Mestrado em Educação. Nele, apresentamos uma concepção de currículo percebida na proposta curricular de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos do sistema municipal de ensino da cidade de Sobral. Com isso, tecemos indagações buscando compreender a possível influência do currículo praticado pelos professores de matemática da EJA da zona rural, na decisão de permanecer dos estudantes na escola. A metodologia adotada à construção do artigo compreendeu uma Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2016) a partir da leitura semântica do documento Plano de Implementação da Educação de Jovens e Adultos, PEEJA, de Sobral. Obtivemos como resultados, uma aproximação entre a concepção de professor e de currículo. Este como uma lista de conteúdos mínimos (SACRISTÁN, 2000) que desconsidera a diversidade cultural e social dos sujeitos da zona rural que, por sua vez, vai refletir na concepção de professor, como sendo aquele que deve ter habilidade técnica e prática no domínio da “ferramenta” matemática (SOBRAL, 2005) e, ao mesmo tempo, construir situações de aprendizagem por meio de atividades que envolvam situações matemáticas do cotidiano dos educando, sendo, portanto, um profissional prático- reflexivo (TARDIF, 2002). A proposta curricular do PEEJA é aplicada em todas as escolas municipais que contemplem a EJA, seja na zona urbana ou rural. Desta forma, entendemos que tal proposta curricular desconsidera a especificidade e a realidade dos sujeitos da EJA da zona rural; com isso, acreditamos que os professores que lecionam nesta zona, desenvolvam práticas próximas às especificidades e realidade de seus estudantes e, logo, seus currículos praticados de Matemática, o que pode ser um fator de influência à permanência destes estudantes na escola.