Neste trabalho foi desenvolvida uma atividade voltada à experimentação no contexto das Sequências de Ensino por Investigação (SEI), sendo ela realizada com a turma do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Coronel Zuza Lacerda localizada no município de Curral Velho-PB com um total de 24 alunos. Tendo em vista a dificuldade que é hoje em dia apresentar um conteúdo de física pelos alunos achar o assunto “muito difícil” ou ate tedioso por envolver diversas formulas e cálculos foi proposta uma aula usando experimento a qual teve como objetivo verificar se as atividades experimentais ajudam ou não no aprendizado dos conceitos relacionados à física usando a experimentação como uma forma de diversificar, facilitar e ao mesmo tempo provar na pratica os conceitos de física. A proposta utilizada foi o uso de uma aula de física direcionada ao primeiro ano (mecânica) onde foi dada uma aula sobre o conceito de energia potencial gravitacional utilizando a experimentação como principal forma metodológica de ensino, e após a aula foi proposto aos alunos responder um questionário sobre a eficiência desse método de ensino e se facilitou o aprendizado da turma assim como se eles gostaram da forma de apresentar o conteúdo e se eles queriam ter mais aulas como estas. A experimentação também teve como objetivo promover inclusão e melhorar o desempenho da turma de forma a estimular a curiosidade dos alunos e promover o trabalho em equipe, tornando assim uma sala mais unida e interessada a aprender física.