Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA FACILITAR E DINAMIZAR O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: DIVERSIFICAR, EFICIENCIA, EXPERIMENTAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37963
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4775
    "inscrito_id" => 4126
    "titulo" => """
      O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA FACILITAR E DINAMIZAR O\r\n
      ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
      """
    "resumo" => "Neste trabalho foi desenvolvida uma atividade voltada à experimentação no contexto das Sequências de Ensino por Investigação (SEI), sendo ela realizada com a turma do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Coronel Zuza Lacerda localizada no município de Curral Velho-PB com um total de 24 alunos.  Tendo em vista a dificuldade que é hoje em dia apresentar um conteúdo de física pelos alunos achar o assunto “muito difícil” ou ate tedioso por envolver diversas formulas e cálculos foi proposta uma aula usando experimento a qual teve como objetivo verificar se as atividades experimentais ajudam ou não no aprendizado dos conceitos relacionados à física usando a experimentação como uma forma de diversificar, facilitar e ao mesmo tempo provar na pratica os conceitos de física. A proposta utilizada foi o uso de uma aula de física direcionada ao primeiro ano (mecânica) onde foi dada uma aula sobre o conceito de energia potencial gravitacional utilizando a experimentação como principal forma metodológica de ensino, e após a aula foi proposto aos alunos responder um questionário sobre a eficiência desse método de ensino e se facilitou o aprendizado da turma assim como se eles gostaram da forma de apresentar o conteúdo e se eles \tqueriam ter mais aulas como estas. A experimentação também teve como objetivo promover inclusão e melhorar o desempenho da turma de forma a estimular a curiosidade dos alunos e promover o trabalho em equipe, tornando assim uma sala mais unida e interessada a aprender física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DIVERSIFICAR, EFICIENCIA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4126_16102017235510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN LEITE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN LEITE"
    "autor_email" => "luuanh-lc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37963
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4775
    "inscrito_id" => 4126
    "titulo" => """
      O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA FACILITAR E DINAMIZAR O\r\n
      ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
      """
    "resumo" => "Neste trabalho foi desenvolvida uma atividade voltada à experimentação no contexto das Sequências de Ensino por Investigação (SEI), sendo ela realizada com a turma do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Coronel Zuza Lacerda localizada no município de Curral Velho-PB com um total de 24 alunos.  Tendo em vista a dificuldade que é hoje em dia apresentar um conteúdo de física pelos alunos achar o assunto “muito difícil” ou ate tedioso por envolver diversas formulas e cálculos foi proposta uma aula usando experimento a qual teve como objetivo verificar se as atividades experimentais ajudam ou não no aprendizado dos conceitos relacionados à física usando a experimentação como uma forma de diversificar, facilitar e ao mesmo tempo provar na pratica os conceitos de física. A proposta utilizada foi o uso de uma aula de física direcionada ao primeiro ano (mecânica) onde foi dada uma aula sobre o conceito de energia potencial gravitacional utilizando a experimentação como principal forma metodológica de ensino, e após a aula foi proposto aos alunos responder um questionário sobre a eficiência desse método de ensino e se facilitou o aprendizado da turma assim como se eles gostaram da forma de apresentar o conteúdo e se eles \tqueriam ter mais aulas como estas. A experimentação também teve como objetivo promover inclusão e melhorar o desempenho da turma de forma a estimular a curiosidade dos alunos e promover o trabalho em equipe, tornando assim uma sala mais unida e interessada a aprender física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DIVERSIFICAR, EFICIENCIA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4126_16102017235510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN LEITE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN LEITE"
    "autor_email" => "luuanh-lc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho foi desenvolvida uma atividade voltada à experimentação no contexto das Sequências de Ensino por Investigação (SEI), sendo ela realizada com a turma do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Coronel Zuza Lacerda localizada no município de Curral Velho-PB com um total de 24 alunos. Tendo em vista a dificuldade que é hoje em dia apresentar um conteúdo de física pelos alunos achar o assunto “muito difícil” ou ate tedioso por envolver diversas formulas e cálculos foi proposta uma aula usando experimento a qual teve como objetivo verificar se as atividades experimentais ajudam ou não no aprendizado dos conceitos relacionados à física usando a experimentação como uma forma de diversificar, facilitar e ao mesmo tempo provar na pratica os conceitos de física. A proposta utilizada foi o uso de uma aula de física direcionada ao primeiro ano (mecânica) onde foi dada uma aula sobre o conceito de energia potencial gravitacional utilizando a experimentação como principal forma metodológica de ensino, e após a aula foi proposto aos alunos responder um questionário sobre a eficiência desse método de ensino e se facilitou o aprendizado da turma assim como se eles gostaram da forma de apresentar o conteúdo e se eles queriam ter mais aulas como estas. A experimentação também teve como objetivo promover inclusão e melhorar o desempenho da turma de forma a estimular a curiosidade dos alunos e promover o trabalho em equipe, tornando assim uma sala mais unida e interessada a aprender física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.