RESUMO: Este trabalho foi construído a partir do componente curricular Gestão Escolar do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Durante a realização deste componente curricular tivemos a oportunidade de melhor compreender sobre as funções do gestor(a) escolar. E também podemos apontar alguns elementos para uma gestão democrática. Assim iremos abordar neste trabalho sobre a gestão escolar a partir tanto dos nossos estudos teóricos na disciplina do curso, como também tivemos a chance de refletir através de uma entrevista realizada com uma gestora de uma escola do município de Passira-PE. Podendo desta forma ouvir da mesma suas contribuições em relação a sua função de gestora escolar. E este trabalho tem como objetivo: Compreender os aspectos administrativos e pedagógicos da gestão escolar; Identificar as práticas desenvolvidas nas escolas da região Agreste por seus gestores. Desta forma buscamos um aprofundamento sobre gestão escolar, para compreendermos como esta função realmente se efetiva na prática do cotidiano escolar. Desse modo salientamos que uma gestão democrática é importante, para que os sujeitos que fazem parte de toda comunidade escolar contribua no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem e também na organização do espaço escolar. No entanto, pensamos que a função do gestor(a) escolar é um trabalho que requer este direcionamento de buscar aproximação com os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar para que juntos possam dialogar e desenvolver um trabalho em equipe buscando cada vez mais melhorias para a escola.
Palavras-Chaves: Gestão Escolar, Funções do Gestor(a), Gestão Democrática.