Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL: UM DESAFIO DIANTE A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO NO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR JUNTO À INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA AMA DA PESSOA COM TEA.

Palavra-chaves: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, AUTISMO, INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo tem como objetivo promover um encontro com os pais ou responsáveis de pessoas com autismo no intuito de realizar atividades motivacionais e sociais visando o fortalecimento do compromisso dos pais ou responsáveis no cuidado especializado com autista. Considerando um assunto de grande relevância levando em conta o papel da família do incentivo no acompanhamento junto a Instituição Especializada, julgamos pertinente desenvolver uma Intervenção Psicopedagogica na Associação de Amigos Autistas e uma que possibilite um aprofundamento e, consequentemente, uma melhor compreensão acerca da questão. O percurso da pesquisa se deu com uma abordagem qualitativa, por entendermos que esse tipo de pesquisa baseia-se na compreensão detalhada de uma determinada situação que permeia constantemente o meio social, seja individual ou coletivo. A pesquisa procurou investigar a importância do incentivo no acompanhamento familiar junto à instituição especializada AMA da pessoa com TEA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva por ser uma pesquisa que envolve aspectos a fim de orientar a família no acompanhamento junto à instituição especializada AMA da pessoa com TEA. Percebe-se que os conceitos e características apontadas pelas educadoras aproximam-se significativamente dos encontrados nas literaturas da área, sobretudo nas formulações de CUNHA, 2010. Contudo, ao perguntarmos sobre as dificuldades que os profissionais enfrentam na instituição no exercício da sua profissão, foram unânimes em responder afirmativamente que são problemas com estrutura física, falta de recurso e a constante falta dos autistas. Pois podemos citar uma dessas dificuldades encontradas a que Tezzari e Baptista (2002), realatam que a possibilidade de inclusão de crianças deficientes está associada àquelas que não implicam uma forte reestruturação e adaptação da escola. Foi possível observar ao longo da nossa pesquisa que muitas são as experiências de exclusão vividas pelas famílias de sujeitos com autismo, além das alterações na dinâmica familiar, na vida conjugal dos pais, na vida profissional e no cotidiano em geral.

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