Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES PRÁTICAS SOBRE A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DA MOSTRA CIENTÍFICA DO CARIRI EM 2017

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36183
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2468
    "inscrito_id" => 7817
    "titulo" => "COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES PRÁTICAS SOBRE A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DA MOSTRA CIENTÍFICA DO CARIRI EM 2017"
    "resumo" => "Os padrões utilizados na educação brasileira tem sido tensionados com cada vez mais frequência. Diante da necessidade de inclusão de novos mecanismos de ensino, surgem estratégias capazes de potencializar o aprendizado, transpondo as barreiras disciplinares, estimulando práticas associadas à compreensão interdisciplinar do aprendizado. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar o ensino da ciência, através da promoção de espaços de aprendizagem, fundamentado na comunicação científica, interdisciplinar e dialógica, proporcionada pela Mostra Científica do Cariri, realizada no segundo semestre de 2017, na cidade de Juazeiro do Norte, município integrante do estado do Ceará. Como principal metodologia, foi utilizada a pesquisa participante em busca de identificar com maior precisão, o engajamento no processo de promoção, ensino e divulgação da ciência. Também, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Constatou-se que: a Mostra Científica do Cariri trata-se de um dos maiores eventos de divulgação científica e tecnológica na região pesquisada e proporciona espaços integrados de ensino e divulgação científica, desde a perspectiva local até a promoção de diálogos com estudos realizados em outras regiões e países. Nesse interim, evidenciou-se que a prática do ensino da ciência proporcionada pelos eventos integrados a Mostra pesquisada, foi fundamentada no processo de compartilhamento multidisciplinar, estimulado pelo compromisso social e ambiental de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Por fim, evidencia-se que o ensino da ciência articulado em movimentos interdisciplinares de divulgação de pesquisas podem fomentar novos mecanismos de ensino-aprendizado de ciências em outros ambientes educativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7817_11092017234914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO MÁRIO"
    "autor_email" => "fcomariojrnl@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36183
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2468
    "inscrito_id" => 7817
    "titulo" => "COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES PRÁTICAS SOBRE A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA A PARTIR DA MOSTRA CIENTÍFICA DO CARIRI EM 2017"
    "resumo" => "Os padrões utilizados na educação brasileira tem sido tensionados com cada vez mais frequência. Diante da necessidade de inclusão de novos mecanismos de ensino, surgem estratégias capazes de potencializar o aprendizado, transpondo as barreiras disciplinares, estimulando práticas associadas à compreensão interdisciplinar do aprendizado. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar o ensino da ciência, através da promoção de espaços de aprendizagem, fundamentado na comunicação científica, interdisciplinar e dialógica, proporcionada pela Mostra Científica do Cariri, realizada no segundo semestre de 2017, na cidade de Juazeiro do Norte, município integrante do estado do Ceará. Como principal metodologia, foi utilizada a pesquisa participante em busca de identificar com maior precisão, o engajamento no processo de promoção, ensino e divulgação da ciência. Também, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Constatou-se que: a Mostra Científica do Cariri trata-se de um dos maiores eventos de divulgação científica e tecnológica na região pesquisada e proporciona espaços integrados de ensino e divulgação científica, desde a perspectiva local até a promoção de diálogos com estudos realizados em outras regiões e países. Nesse interim, evidenciou-se que a prática do ensino da ciência proporcionada pelos eventos integrados a Mostra pesquisada, foi fundamentada no processo de compartilhamento multidisciplinar, estimulado pelo compromisso social e ambiental de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Por fim, evidencia-se que o ensino da ciência articulado em movimentos interdisciplinares de divulgação de pesquisas podem fomentar novos mecanismos de ensino-aprendizado de ciências em outros ambientes educativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7817_11092017234914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO MÁRIO"
    "autor_email" => "fcomariojrnl@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os padrões utilizados na educação brasileira tem sido tensionados com cada vez mais frequência. Diante da necessidade de inclusão de novos mecanismos de ensino, surgem estratégias capazes de potencializar o aprendizado, transpondo as barreiras disciplinares, estimulando práticas associadas à compreensão interdisciplinar do aprendizado. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar o ensino da ciência, através da promoção de espaços de aprendizagem, fundamentado na comunicação científica, interdisciplinar e dialógica, proporcionada pela Mostra Científica do Cariri, realizada no segundo semestre de 2017, na cidade de Juazeiro do Norte, município integrante do estado do Ceará. Como principal metodologia, foi utilizada a pesquisa participante em busca de identificar com maior precisão, o engajamento no processo de promoção, ensino e divulgação da ciência. Também, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Constatou-se que: a Mostra Científica do Cariri trata-se de um dos maiores eventos de divulgação científica e tecnológica na região pesquisada e proporciona espaços integrados de ensino e divulgação científica, desde a perspectiva local até a promoção de diálogos com estudos realizados em outras regiões e países. Nesse interim, evidenciou-se que a prática do ensino da ciência proporcionada pelos eventos integrados a Mostra pesquisada, foi fundamentada no processo de compartilhamento multidisciplinar, estimulado pelo compromisso social e ambiental de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Por fim, evidencia-se que o ensino da ciência articulado em movimentos interdisciplinares de divulgação de pesquisas podem fomentar novos mecanismos de ensino-aprendizado de ciências em outros ambientes educativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.