Os padrões utilizados na educação brasileira tem sido tensionados com cada vez mais frequência. Diante da necessidade de inclusão de novos mecanismos de ensino, surgem estratégias capazes de potencializar o aprendizado, transpondo as barreiras disciplinares, estimulando práticas associadas à compreensão interdisciplinar do aprendizado. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar o ensino da ciência, através da promoção de espaços de aprendizagem, fundamentado na comunicação científica, interdisciplinar e dialógica, proporcionada pela Mostra Científica do Cariri, realizada no segundo semestre de 2017, na cidade de Juazeiro do Norte, município integrante do estado do Ceará. Como principal metodologia, foi utilizada a pesquisa participante em busca de identificar com maior precisão, o engajamento no processo de promoção, ensino e divulgação da ciência. Também, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Constatou-se que: a Mostra Científica do Cariri trata-se de um dos maiores eventos de divulgação científica e tecnológica na região pesquisada e proporciona espaços integrados de ensino e divulgação científica, desde a perspectiva local até a promoção de diálogos com estudos realizados em outras regiões e países. Nesse interim, evidenciou-se que a prática do ensino da ciência proporcionada pelos eventos integrados a Mostra pesquisada, foi fundamentada no processo de compartilhamento multidisciplinar, estimulado pelo compromisso social e ambiental de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Por fim, evidencia-se que o ensino da ciência articulado em movimentos interdisciplinares de divulgação de pesquisas podem fomentar novos mecanismos de ensino-aprendizado de ciências em outros ambientes educativos.