O presente trabalho é uma apresentação de resultados parciais do projeto de pesquisa de mestrado em Gestão Escolar na linha de Política e Gestão Educacional e analisa a questão do diretor escolar no processo de gestão democrática nas escolas públicas, buscando verificar de que forma o gestor escolar pode ter autonomia para lidar com os processos inerentes à gestão escolar e ainda, se essa autonomia influi nos processos de envolvimento da comunidade escolar, investigando-se também a respeito das dificuldades de participação da comunidade na gestão escolar e na tomada de decisão. Ao estudar sobre a autonomia do diretor escolar é possível verificar se essa característica tem relação de poder com o cargo exercido pelo diretor e a comunidade escolar. Estuda-se dessa forma a respeito do papel do diretor escolar para com a comunidade e abertura de espaço colaborativo com essa e a liderança participativa, analisando os fatores de interação com os demais atores que compõem a liderança de gestão, professores, pais de alunos, alunos e comunidade em geral. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua relevância social na contemporaneidade, bem como na expectativa de gerar reflexões e novos estudos sobre o assunto. Desenvolve-se esse artigo por meio da abordagem qualitativa sob análise de publicações, livros e periódicos a respeito do tema, de literaturas estudadas no meio educacional, na procura de atender à subjetividade do objeto pesquisado, inserido no campo social do conhecimento. Dentre os principais resultados, foi possível concluir que a autonomia se constrói com uma liderança participativa da direção escolar.