Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão acerca dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Dessa forma, objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do 2º Segmento, denominado PROEF-2. Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura da universidade em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo uma objetividade ímpar na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, e pela observação participante e pela entrevista semiestruturada, como instrumentos de coletas de dados. A observação participante ocorreu nas reuniões formativas do PROEF-2 e as entrevistas semiestruturadas foram realizadas com coordenadores e com monitores do projeto. Os resultados indicam que a maior contribuição da experiência docente do PROEF-2 encontra-se na constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Já suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão universitária. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA.