A práxis pedagógica amortecida na acomodação, leva a repensar as atividades práticas na sala de aula, para evitar o ensino enfadonho de teorias desarticuladas, a ausência dessas práticas poderá afastar os alunos do processo de inclusão e de reconhecimento da sociodiversidade. Ao considerar os alunos como indivíduos únicos, complexos e concretos, conseguem-se respeitar a sua história pessoal. Assim, os professores devem considerar atividades que permitem aos alunos ter contato direto com os fenômenos, manipulando os materiais e equipamentos e observando organismos, em geral envolvendo a experimentação.
O processo de ensinagem de Ciências da Natureza, através de atividades práticas encontra dificuldades como superlotação na sala de aula, estrutura física das escolas e resistências por parte dos educandos do ensino básico, bem como um número reduzido de atividades práticas desenvolvidas pelos educadores. Este estudo teórico busca esclarecer a importância dessas atividades investigativas como caminho para socioeducação no ensino de Ciências da Natureza, bem como instrumentos necessários para a interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos. Esse caminho deve revigorar a prática pedagógica, buscando metodologias que levem os educando a compreenderem a sua realidade, a partir de conhecimentos significativos. Essas práticas, no entanto, não podem estar limitadas apenas a atividades laboratoriais que poderiam limitar a aprendizagem, mas devem ser principalmente investigativas e problematizadoras favorecendo assim, a construção do conhecimento científico de forma significativa. Este trabalho baseia-se em uma busca em periódicos a respeito de publicações sobre aulas práticas, objetivando saber se tais aulas estão sendo utilizadas com mais frequência pelos docentes nas aulas de Ciências da Natureza.
Através de pesquisa bibliográfica sobre o tema, em estudos publicados em 2012 (3), em 2010 (2), em 2014 (2), em 2015 (2), as quais consideradas relevantes para a pesquisa, foi observado pouca frequência de atividades práticas investigativas, levando à necessidade de entendimento por parte do educador do que são atividades práticas investigativas bem como, ficou nítido o quanto é importante que os docentes desenvolvam essas atividades nas aulas de Ciências da Natureza, pois tais práticas levam aos conhecimentos conceituais além dos procedimentais e atitudinais em sintonia com uma visão atualizada da natureza que possibilita a formação e entendimento da sociobiodiversidade.