A matemática apresenta um papel fundamental no entendimento de todas as ciências exatas, entretanto, é considerada de difícil compreensão, tornando-se um grande desafio para os docentes da área que sentem cotidianamente a falta de interesse dos alunos. No presente contexto educacional, torna-se necessária a implantação e difusão de novas técnicas que beneficiem o ensino da matemática, visando reverter este quadro de modo a melhorar a aprendizagem, superar o receio e a falta de interesse observada nos alunos. Diante disso, na busca de novas alternativas metodológicas para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática, no ano de 2016, foi desenvolvido um projeto de extensão intitulado: “Difusão de novas tecnologias como instrumento de inclusão e consolidação da aprendizagem em matemática nas escolas públicas” com turmas dos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carlota Barreira no Munícipio de Areia-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Juarez Távora-PB, o qual utilizaremos os resultados desse projeto para descrever a importância da utilização de meios alternativos para consolidação da aprendizagem. Após analisar o grau de aprendizagem dos alunos quanto aos conteúdos básicos do ensino de matemática, por meio de um teste de sondagem, observou-se a grande dificuldade existente. Com o objetivo de consolidar e reforçar o aprendizado, utilizou-se softwares educacionais aplicados aos conteúdos que apresentavam maior dificuldade. As atividades eram realizadas semanalmente no laboratório de informática das escolas e os alunos foram escolhidos com a ajuda do professor da escola, levando em consideração os que apresentaram maiores dificuldades. Entre os resultados observados, foi constatado que o uso de softwares educativos é um aliado ao ensino, mostrando que possuem um grande potencial para servir de apoio ao professor, pois seu uso promoveu uma dinâmica de ensino que facilita a absorção e fixação dos conteúdos abordados em sala de aula, propiciaram uma nova contextualização para as aulas, como também, proporcionaram aos alunos uma maior participação e aprendizagem, um melhor raciocínio lógico e possibilitaram uma ampliação do conhecimento já adquirido funcionando como fator de motivação.