O presente trabalho aborda a importância dos registros docentes no desenvolver da vida
estudantil da criança e a necessidade da sua elaboração no contexto da Educação Infantil e dos anos
iniciais do ensino fundamental. Para o mesmo, utiliza-se alguns dados investigativos qualitativos
colhidos por meio de registros docentes da aprendizagem dos alunos, em uma escola de Educação
Infantil, nas salas “C” e “D” da pré-escola, no município de Água Nova/RN, a partir dos quais discutese
a periodicidade dos registros, o enfoque, critérios utilizados, assim como a sua elaboração, e ainda
como estes registros estão sendo sistematizados. Trabalha-se ainda, a linguagem dos docentes ao
desenvolverem seus dados e relatarem o acompanhamento de seus alunos, a precariedade quanto à
escrita, as dificuldades ao expor soluções pedagógicas para problemas abordados, as consequências da
quebra do acompanhamento escolar, a ausência da família como parte essencial no percurso educativo
das crianças e a formação docente em relação ao preparo destes profissionais para elaborarem,
entenderem e lidarem com os registros escolares. Também busca-se demonstrar a relevância dos
registros docentes, de forma que as crianças sejam o foco dos professores, em contrapartida, relatar as
possíveis consequências da ausência ou precariedade destes dados na vida escolar infantil, além de
tratar do acompanhamento que deve ser feito com o repasse desses registros para as escolas e
professores que receberão as crianças em caso de transição escolar, expondo as possíveis
consequências da falha deste acompanhamento. Na pesquisa, acompanha-se também, a transição das
crianças descritas nos registros até o ingresso nos anos iniciais, a fim de detectar, ou não, o que de fato
foi colocado, e, se medidas foram/estão ou não sendo tomadas para suprimento das necessidades dos
alunos. Espera-se com isso, compreender se, de fato, os registros produzidos pelos docentes acerca da
aprendizagem têm desenvolvido o seu importante papel na vida estudantil das crianças, enquanto
alunos, contribuindo com o trabalho docente na elaboração de práticas pedagógicas de modo que
estejam embasadas nas habilidades e necessidades de cada aluno.