O trabalho apresentado a seguir, trata-se de um relatório de estágio que foi de suma importância para nós estagiárias de Língua Portuguesa. Diante as nossas aulas percebemos que o estágio serve para formação inicial dos docentes, o qual o estudante passa a ter um contato direto com a sala de aula, além de ser uma forma de contrapor teoria e prática, ou seja aplicarmos todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar relatos vivenciados no estágio de intervenção II, que por sua vez foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Emília com a turma do 7° ano (B), que fica localizado na rua Presidente Médici, em Campina Grande – PB. A faixa etária da turma era de 12 à 14 anos, e a maioria apresentava dificuldade acerca da leitura. A professora titular da sala demostrou muito interesse diante das nossas aulas. Para isso, tivemos que elabora um proposta de atividades que contemplava os gêneros tais como: Poema, Tirinha, charge, HQ, Notícia, Reportagem e Memes. Nossos objetivos específicos era: a contribuição com o processo de leitura dos discentes, desenvolver a habilidade de identificação e domínio dos gêneros propostos, estimular a oralidade do aluno através de leituras, discutir acerca da linguagem coloquial através dos gêneros textuais e literários, visando desconstruir o preconceito linguístico e discussões de textos e mostrar a diferença entre a língua padrão e não-padrão para que eles pudessem diferenciar o momento de usar a linguagem adequada em diferentes contextos.