Utilizando alguns descritores do SAEB para o Ensino Fundamental, analisou-se uma turma de Jovens e Adultos utilizando um exercício sobre o Método Científico.
De acordo com os níveis de dificuldades apontados pelos próprios alunos, ordenou-se os dados que apontavam para a formação de dois grupos distintos de alunos descobrindo-se uma heterogeneidade na turma que propiciou um melhor aproveitamento das condições cognitivas.
Os dois grupos se distinguiam de forma etária, tempo fora da escola e sexo de forma que o grupo formado principalmente por homens, com idade acima de 30 anos, ausentes da escola há mais de 5 anos, mostraram um nível médio de dificuldade igual a 2,6 (em uma escala de 0 a 10) e outro grupo formado principalmente de mulheres, com idade abaixo de 30 anos e ausentes da escola há menos de 5 anos, mostrando um nível médio de dificuldade igual a 4,0.
Acreditamos que a utilização de uma prática pedagógica onde estes indivíduos possam ser mesclados e trabalhando-se na forma de grupos de estudo possamos ter melhores resultados na produção do conhecimento.