Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA INFÂNCIA: PRIMEIROS PASSOS ENTRE OS TEMPOS E OS ESPAÇOS NO CONTEXTO DAS CRIANÇAS.

Palavra-chaves: SUSTENTABILIDADE, INFÂNCIA, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35614
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 5140
    "titulo" => "A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA INFÂNCIA: PRIMEIROS PASSOS ENTRE OS TEMPOS E OS ESPAÇOS NO CONTEXTO DAS CRIANÇAS."
    "resumo" => "A educação infantil como fase inicial da educação básica poderá favorecer para que as crianças comecem a perceber e compreender aspectos que emergem das relações ambientais. Participaram do projeto doze crianças com idade entre 5 a 6 anos de idade de um Centro Educacional de Educação Infantil, após a assinatura de termo de autorização dos responsáveis. Objetivo: Desenvolver atividades de leitura e observação da natureza para a relação infantil com as questões ambientais. Atividades: - Escolha pelas crianças de uma área externa da escola a ser visitada para observação. - Produção Interativa e Integrativa: 1) Nosso imaginário ambiental – Escolha de elementos da natureza para serem colados (gravetos, sementes, folhas secas) em uma folha de papel, com a produção de um desenho a partir dos elementos colados. 2) Nosso ambiente no corpo da gente. - Realização da impressão das mãos utilizando tintas coloridas (carimbar) nas folhas de papel, complementado com desenhos interativos das crianças de plantas e animais de forma livre. Resultados: As crianças que participaram do projeto produziram vários materiais de forma alegre e divertida. A coleta dos elementos da natureza caídos sob as árvores e plantas foi um momento de observação em relação ao processo cíclico da natureza, e sobre o cuidado e atenção humana ao interferir nesse processo, ou seja, para brincar não é preciso arrancar, quebrar ou destruir, basta utilizar dos recursos naturais com atenção e respeito à natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, INFÂNCIA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID5140_31072017160846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE MARIA CORREA MEDINA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE MEDINA"
    "autor_email" => "licinhamedina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35614
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 5140
    "titulo" => "A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA INFÂNCIA: PRIMEIROS PASSOS ENTRE OS TEMPOS E OS ESPAÇOS NO CONTEXTO DAS CRIANÇAS."
    "resumo" => "A educação infantil como fase inicial da educação básica poderá favorecer para que as crianças comecem a perceber e compreender aspectos que emergem das relações ambientais. Participaram do projeto doze crianças com idade entre 5 a 6 anos de idade de um Centro Educacional de Educação Infantil, após a assinatura de termo de autorização dos responsáveis. Objetivo: Desenvolver atividades de leitura e observação da natureza para a relação infantil com as questões ambientais. Atividades: - Escolha pelas crianças de uma área externa da escola a ser visitada para observação. - Produção Interativa e Integrativa: 1) Nosso imaginário ambiental – Escolha de elementos da natureza para serem colados (gravetos, sementes, folhas secas) em uma folha de papel, com a produção de um desenho a partir dos elementos colados. 2) Nosso ambiente no corpo da gente. - Realização da impressão das mãos utilizando tintas coloridas (carimbar) nas folhas de papel, complementado com desenhos interativos das crianças de plantas e animais de forma livre. Resultados: As crianças que participaram do projeto produziram vários materiais de forma alegre e divertida. A coleta dos elementos da natureza caídos sob as árvores e plantas foi um momento de observação em relação ao processo cíclico da natureza, e sobre o cuidado e atenção humana ao interferir nesse processo, ou seja, para brincar não é preciso arrancar, quebrar ou destruir, basta utilizar dos recursos naturais com atenção e respeito à natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, INFÂNCIA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID5140_31072017160846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE MARIA CORREA MEDINA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE MEDINA"
    "autor_email" => "licinhamedina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação infantil como fase inicial da educação básica poderá favorecer para que as crianças comecem a perceber e compreender aspectos que emergem das relações ambientais. Participaram do projeto doze crianças com idade entre 5 a 6 anos de idade de um Centro Educacional de Educação Infantil, após a assinatura de termo de autorização dos responsáveis. Objetivo: Desenvolver atividades de leitura e observação da natureza para a relação infantil com as questões ambientais. Atividades: - Escolha pelas crianças de uma área externa da escola a ser visitada para observação. - Produção Interativa e Integrativa: 1) Nosso imaginário ambiental – Escolha de elementos da natureza para serem colados (gravetos, sementes, folhas secas) em uma folha de papel, com a produção de um desenho a partir dos elementos colados. 2) Nosso ambiente no corpo da gente. - Realização da impressão das mãos utilizando tintas coloridas (carimbar) nas folhas de papel, complementado com desenhos interativos das crianças de plantas e animais de forma livre. Resultados: As crianças que participaram do projeto produziram vários materiais de forma alegre e divertida. A coleta dos elementos da natureza caídos sob as árvores e plantas foi um momento de observação em relação ao processo cíclico da natureza, e sobre o cuidado e atenção humana ao interferir nesse processo, ou seja, para brincar não é preciso arrancar, quebrar ou destruir, basta utilizar dos recursos naturais com atenção e respeito à natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.