É objetivo deste trabalho investigar os processos de ensino-aprendizagem realizados no Centro Cultural Piollin, uma organização não governamental localizada no bairro do Roger, João Pessoa-PB. Esta instituição promove um trabalho voltado para a arte educação com crianças, adolescentes e jovens prioritariamente oriundos de comunidades populares da grande João Pessoa. Sua proposta pedagógica está organizada em oficinas das seguintes áreas: circo, teatro, letramento, permacultura e artes visuais. Através do estudo da construção do projeto político pedagógico e das reuniões, chamadas de encontros pedagógicos, que contaram com a participação dos professores, psicólogas e assistente social observamos o currículo vigente composto pelos conteúdos eleitos pela equipe multidisciplinar e suas estratégias formativas. Foram utilizados como elementos desencadeadores dos debates experiências e exercícios sensoriais e corporais. Com a finalidade de acessar acontecimentos e atitudes dos educadores, para investigar os conteúdos reais registrados na memória coletiva, questionamos-os e avaliamos se de fatos são esses saberes que a instituição propõe ensinar. Evidenciando os conflitos, observando os percursos e criando um discurso coletivo consciente, instituindo o espaço de investigação e reflexão de forma sistêmica e coletiva. Este processo de construção do projeto político pedagógico gerou como foco do debate conceitos como coletividade, educação dialética e formação continuada, à luz da educação popular. Construindo o currículo ideal desejado por esta equipe, sendo ele um norte dos caminhos que as vivências pedagógicas realizadas no Centro Cultural Piollin deverão percorrer para a efetivação de um ensino-aprendizagem significativo e transformador para o educando e o educador, ambos envolvidos nesse processo.