Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO CULTURAL PIOLLIN: UMA AÇÃO DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: DIÁLOGO, COLETIVIDADE, GRUPO DE ESTUDO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36260
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3315
    "inscrito_id" => 8639
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO CULTURAL PIOLLIN: UMA AÇÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "É objetivo deste trabalho investigar os processos de ensino-aprendizagem realizados no Centro Cultural Piollin, uma organização não governamental localizada no bairro do Roger, João Pessoa-PB.  Esta instituição promove um trabalho voltado para a arte educação com crianças, adolescentes e jovens prioritariamente oriundos de comunidades populares da grande João Pessoa. Sua proposta pedagógica está organizada em oficinas das seguintes áreas: circo, teatro, letramento, permacultura e artes visuais. Através do estudo da construção do projeto político pedagógico e das reuniões, chamadas de encontros pedagógicos, que contaram com a participação dos professores, psicólogas e assistente social observamos o currículo vigente composto pelos conteúdos eleitos pela equipe multidisciplinar e suas estratégias formativas. Foram utilizados como elementos desencadeadores dos debates experiências e exercícios sensoriais e corporais. Com a finalidade de acessar acontecimentos e atitudes dos educadores, para  investigar os conteúdos reais registrados na memória coletiva, questionamos-os e avaliamos se de fatos são esses saberes que a instituição propõe ensinar. Evidenciando os conflitos, observando os percursos e criando um discurso coletivo consciente, instituindo o espaço de investigação e reflexão de forma sistêmica e coletiva. Este processo de construção do projeto político pedagógico gerou como foco do debate conceitos como coletividade, educação dialética e formação continuada, à luz da educação popular. Construindo o currículo ideal desejado por esta equipe, sendo ele um norte dos caminhos que as vivências  pedagógicas realizadas no Centro Cultural Piollin deverão percorrer para a efetivação de um ensino-aprendizagem significativo e transformador para o educando e o educador, ambos envolvidos nesse processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIÁLOGO, COLETIVIDADE, GRUPO DE ESTUDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8639_10102017220754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE DE FÁTIMA ALVES MENDES"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE ALVES"
    "autor_email" => "simonefalvesm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36260
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3315
    "inscrito_id" => 8639
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CENTRO CULTURAL PIOLLIN: UMA AÇÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "É objetivo deste trabalho investigar os processos de ensino-aprendizagem realizados no Centro Cultural Piollin, uma organização não governamental localizada no bairro do Roger, João Pessoa-PB.  Esta instituição promove um trabalho voltado para a arte educação com crianças, adolescentes e jovens prioritariamente oriundos de comunidades populares da grande João Pessoa. Sua proposta pedagógica está organizada em oficinas das seguintes áreas: circo, teatro, letramento, permacultura e artes visuais. Através do estudo da construção do projeto político pedagógico e das reuniões, chamadas de encontros pedagógicos, que contaram com a participação dos professores, psicólogas e assistente social observamos o currículo vigente composto pelos conteúdos eleitos pela equipe multidisciplinar e suas estratégias formativas. Foram utilizados como elementos desencadeadores dos debates experiências e exercícios sensoriais e corporais. Com a finalidade de acessar acontecimentos e atitudes dos educadores, para  investigar os conteúdos reais registrados na memória coletiva, questionamos-os e avaliamos se de fatos são esses saberes que a instituição propõe ensinar. Evidenciando os conflitos, observando os percursos e criando um discurso coletivo consciente, instituindo o espaço de investigação e reflexão de forma sistêmica e coletiva. Este processo de construção do projeto político pedagógico gerou como foco do debate conceitos como coletividade, educação dialética e formação continuada, à luz da educação popular. Construindo o currículo ideal desejado por esta equipe, sendo ele um norte dos caminhos que as vivências  pedagógicas realizadas no Centro Cultural Piollin deverão percorrer para a efetivação de um ensino-aprendizagem significativo e transformador para o educando e o educador, ambos envolvidos nesse processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIÁLOGO, COLETIVIDADE, GRUPO DE ESTUDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8639_10102017220754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE DE FÁTIMA ALVES MENDES"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE ALVES"
    "autor_email" => "simonefalvesm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É objetivo deste trabalho investigar os processos de ensino-aprendizagem realizados no Centro Cultural Piollin, uma organização não governamental localizada no bairro do Roger, João Pessoa-PB. Esta instituição promove um trabalho voltado para a arte educação com crianças, adolescentes e jovens prioritariamente oriundos de comunidades populares da grande João Pessoa. Sua proposta pedagógica está organizada em oficinas das seguintes áreas: circo, teatro, letramento, permacultura e artes visuais. Através do estudo da construção do projeto político pedagógico e das reuniões, chamadas de encontros pedagógicos, que contaram com a participação dos professores, psicólogas e assistente social observamos o currículo vigente composto pelos conteúdos eleitos pela equipe multidisciplinar e suas estratégias formativas. Foram utilizados como elementos desencadeadores dos debates experiências e exercícios sensoriais e corporais. Com a finalidade de acessar acontecimentos e atitudes dos educadores, para investigar os conteúdos reais registrados na memória coletiva, questionamos-os e avaliamos se de fatos são esses saberes que a instituição propõe ensinar. Evidenciando os conflitos, observando os percursos e criando um discurso coletivo consciente, instituindo o espaço de investigação e reflexão de forma sistêmica e coletiva. Este processo de construção do projeto político pedagógico gerou como foco do debate conceitos como coletividade, educação dialética e formação continuada, à luz da educação popular. Construindo o currículo ideal desejado por esta equipe, sendo ele um norte dos caminhos que as vivências pedagógicas realizadas no Centro Cultural Piollin deverão percorrer para a efetivação de um ensino-aprendizagem significativo e transformador para o educando e o educador, ambos envolvidos nesse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.