Este trabalho buscou destacar os principais impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa no interior das escolas parceiras, por meio das vozes dos diretores. O material empírico partiu das cartas que os diretores das escolas parceiras do Pibid/UEPG destinaram à Capes como forma de mobilização para a continuidade do programa, que sofreria cortes em 2015. A pesquisa contou com 24 cartas e nelas os diretores destacavam a importância do programa e como ele contribuía para o trabalho pedagógico no interior das escolas públicas de educação básica. Este texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e surgiu por meio do estágio realizado junto à coordenação do programa no período de abril de 2014 a julho de 2016, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A pesquisa de cunho qualitativo baseou-se nos estudos de alguns autores que se debruçaram sobre a formação de professores, realizando algumas reflexões importantes sobre a prática docente. Os resultados da pesquisa mostraram que: o Pibid é um grande aliado para a melhoria da qualidade da educação em nosso país, trazendo impactos positivos e significativos para a formação do futuro professor; a participação no projeto oportuniza ao professor da escola repensar sua trajetória como docente. Desta forma as ações do programa contribuem com os bolsistas licenciandos que tem a possibilidade de melhorar a sua formação inicial, os professores e alunos da escola como também os demais estudantes da educação básica que frequentam a escola parceira.