“SAPATÃO”, “BICHA”, “MULHERZINHA”: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIVÊNCIA ESCOLAR DO PÚBLICO LGBT DO RECIFE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38938 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3740 "inscrito_id" => 3733 "titulo" => "“SAPATÃO”, “BICHA”, “MULHERZINHA”: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIVÊNCIA ESCOLAR DO PÚBLICO LGBT DO RECIFE" "resumo" => "Este trabalho compartilha uma pesquisa ainda em andamento com uma amostra do público LGBT da cidade do Recife e zona metropolitana que investiga as Representações Sociais construídas por esse público sobre sua vivência na escola. Como introdução, apresentamos de forma breve o cenário político-educacional do Brasil, em que os temas de gênero e sexualidade foram excluídos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma abordagem terapêutica de “cura gay” é lançada na área jurídica, possibilitando tratamentos psicológicos de “reorientação sexual”, fatos que resultam na naturalização contra o preconceito e a discriminação sexual. Elegemos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici (1978) e pensadoras feministas. Parte da pesquisa foi realizada na 16ª parada da diversidade sexual, a outra, em andamento, na plataforma de questionários formulada pela ferramenta Google Drive, já coletou o questionário de 50 pessoas, entre lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, transgêneras e não-binárias. Para coleta de dados, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (ALP), em que foram evocadas 150 palavras, através do estímulo indutor “A vivência LGBT na escola é…”. Os dados coletados foram organizados e analisados em três campos semânticos conforme os ensinamentos de Bardin (2011), enfatizando a Análise de Conteúdo, desde uma perspectiva da interseccionalidade pensada por Audre Lorde e outras autoras negras. O estudo revelou uma representação construída em torno de referenciais socioculturais, afetivos e psicológicos. Podemos concluir, inicialmente, que é preciso discutir os temas de gênero e sexualidade, com a finalidade de diminuir os preconceitos e discriminações contra a comunidade LGBT. Sugerimos que outras pesquisas sejam desenvolvidas utilizando essa temática, de forma que contribua e fomente as discussões de LGBTfobia na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, LGBT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID3733_15102017210112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA NARA COSTA ALVES" "autor_nome_curto" => "ISABELLA NARA" "autor_email" => "isabella.athos@live.com" "autor_ies" => "FACULDADE DOS GUARARAPES (FG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38938 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3740 "inscrito_id" => 3733 "titulo" => "“SAPATÃO”, “BICHA”, “MULHERZINHA”: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIVÊNCIA ESCOLAR DO PÚBLICO LGBT DO RECIFE" "resumo" => "Este trabalho compartilha uma pesquisa ainda em andamento com uma amostra do público LGBT da cidade do Recife e zona metropolitana que investiga as Representações Sociais construídas por esse público sobre sua vivência na escola. Como introdução, apresentamos de forma breve o cenário político-educacional do Brasil, em que os temas de gênero e sexualidade foram excluídos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma abordagem terapêutica de “cura gay” é lançada na área jurídica, possibilitando tratamentos psicológicos de “reorientação sexual”, fatos que resultam na naturalização contra o preconceito e a discriminação sexual. Elegemos como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici (1978) e pensadoras feministas. Parte da pesquisa foi realizada na 16ª parada da diversidade sexual, a outra, em andamento, na plataforma de questionários formulada pela ferramenta Google Drive, já coletou o questionário de 50 pessoas, entre lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, transgêneras e não-binárias. Para coleta de dados, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (ALP), em que foram evocadas 150 palavras, através do estímulo indutor “A vivência LGBT na escola é…”. Os dados coletados foram organizados e analisados em três campos semânticos conforme os ensinamentos de Bardin (2011), enfatizando a Análise de Conteúdo, desde uma perspectiva da interseccionalidade pensada por Audre Lorde e outras autoras negras. O estudo revelou uma representação construída em torno de referenciais socioculturais, afetivos e psicológicos. Podemos concluir, inicialmente, que é preciso discutir os temas de gênero e sexualidade, com a finalidade de diminuir os preconceitos e discriminações contra a comunidade LGBT. Sugerimos que outras pesquisas sejam desenvolvidas utilizando essa temática, de forma que contribua e fomente as discussões de LGBTfobia na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, LGBT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID3733_15102017210112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA NARA COSTA ALVES" "autor_nome_curto" => "ISABELLA NARA" "autor_email" => "isabella.athos@live.com" "autor_ies" => "FACULDADE DOS GUARARAPES (FG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }