Nos últimos anos vem se intensificando as ações voltadas para a promoção da educação em direitos humanos, por se reconhecer que ela possui uma grande função social a ser desempenhada. A dignidade da pessoa humana, cujo princípio é considerado o epicentro da Constituição Federal em vigor, é também o primeiro a ser citado como sendo a base estrutural da educação voltada para a promoção dos direitos humanos. Espera-se que com a promoção da educação para os direitos humanos possa transformar a sociedade, partindo do princípio de que educando o homem, nada mais resta a fazer em termos de transformação para a vida. Pauta em valores sociais e na ética, a educação em direitos humanos destina-se a conscientizar a sociedade da necessidade de se respeitar a diversidade, na esperança de que todos os cidadãos vivam em harmonia, respeitando-se mutuamente, primando pela igualdade e combatendo tudo o que possa se configurar em racismo ou discriminação. O presente trabalho, de natureza bibliográfica, tem por objetivo promover uma abordagem sobre a educação em direitos humanos e também voltada para a promoção desses valores. Pode-se constatar que não há como se desassociar a educação em direitos humanos da promoção da cidadania. Por isso, a Educação em Direitos Humanos é vista como um mecanismo de promoção e fortalecimento do exercício da cidadania. Educar para/em direitos humanos é transformar o indivíduo por inteiro, privilegiando o seu desenvolvimento social e humano. É ensiná-lo a respeitar a diversidade, é instruí-lo para a defesa de seus direitos e incentivá-lo a lutar pela conquista de novos direitos e pela preservação dos direitos que já possui, ou melhor, que já é titular. Assim, educar para/em direitos humanos é promover uma educação libertadora e ao mesmo tempo transformadora.