Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS EXPERIMENTAIS COM MATÉRIAIS ALTERNATIVOS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EJA, ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36024 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2123 "inscrito_id" => 2466 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS COM MATÉRIAIS ALTERNATIVOS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino fundamental e médio alternativo da rede publica no Brasil, que tem por finalidade atender as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade regular. Estudos voltados para a modalidade EJA mostram a necessidade de práticas metodológicas que estimulem os alunos, tornando-os sujeitos ativos e motivados a buscar o conhecimento durante as aulas. Nesse contexto, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nesse sentido, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, assim, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido para promover a interação entre teoria e prática do ensino de química na modalidade de ensino EJA. Dessa forma, o presente trabalho, teve como objetivo principal, utilizar atividades experimentais, com materiais de baixo custo, para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ciclo V da EJA de três escolas publicas de Campina Grande – PB. Foram realizados dois experimentais de caráter de investigativo para turmas do ciclo V da EJA com a finalidade de promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química. Os dois experimentos, intitulados “Determinação da densidade: Torre de líquidos” e “Reações químicas: Produção de foguete”, foram realizados em sala de aula, mostrando aos alunos e professores onde adquirir e como fazer os materiais para realização dos mesmos. Após a realização dos experimentos foi aplicado aos alunos um questionário composto por perguntas objetivas, relacionadas às temáticas do processo investigativo, para verificar se os experimentos contribuíram para o seu aprendizado. Os resultados obtidos mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos despertaram um maior interesse por partes dos mesmos e estimularam a aprendizagem.Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino fundamental e médio alternativo da rede publica no Brasil, que tem por finalidade atender as pesso" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2466_11092017173452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR" "autor_nome_curto" => "ELANE" "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36024 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2123 "inscrito_id" => 2466 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS COM MATÉRIAIS ALTERNATIVOS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino fundamental e médio alternativo da rede publica no Brasil, que tem por finalidade atender as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade regular. Estudos voltados para a modalidade EJA mostram a necessidade de práticas metodológicas que estimulem os alunos, tornando-os sujeitos ativos e motivados a buscar o conhecimento durante as aulas. Nesse contexto, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nesse sentido, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, assim, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido para promover a interação entre teoria e prática do ensino de química na modalidade de ensino EJA. Dessa forma, o presente trabalho, teve como objetivo principal, utilizar atividades experimentais, com materiais de baixo custo, para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ciclo V da EJA de três escolas publicas de Campina Grande – PB. Foram realizados dois experimentais de caráter de investigativo para turmas do ciclo V da EJA com a finalidade de promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química. Os dois experimentos, intitulados “Determinação da densidade: Torre de líquidos” e “Reações químicas: Produção de foguete”, foram realizados em sala de aula, mostrando aos alunos e professores onde adquirir e como fazer os materiais para realização dos mesmos. Após a realização dos experimentos foi aplicado aos alunos um questionário composto por perguntas objetivas, relacionadas às temáticas do processo investigativo, para verificar se os experimentos contribuíram para o seu aprendizado. Os resultados obtidos mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos despertaram um maior interesse por partes dos mesmos e estimularam a aprendizagem.Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino fundamental e médio alternativo da rede publica no Brasil, que tem por finalidade atender as pesso" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2466_11092017173452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR" "autor_nome_curto" => "ELANE" "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino fundamental e médio alternativo da rede publica no Brasil, que tem por finalidade atender as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade regular. Estudos voltados para a modalidade EJA mostram a necessidade de práticas metodológicas que estimulem os alunos, tornando-os sujeitos ativos e motivados a buscar o conhecimento durante as aulas. Nesse contexto, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nesse sentido, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, assim, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido para promover a interação entre teoria e prática do ensino de química na modalidade de ensino EJA. Dessa forma, o presente trabalho, teve como objetivo principal, utilizar atividades experimentais, com materiais de baixo custo, para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ciclo V da EJA de três escolas publicas de Campina Grande – PB. Foram realizados dois experimentais de caráter de investigativo para turmas do ciclo V da EJA com a finalidade de promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química. Os dois experimentos, intitulados “Determinação da densidade: Torre de líquidos” e “Reações químicas: Produção de foguete”, foram realizados em sala de aula, mostrando aos alunos e professores onde adquirir e como fazer os materiais para realização dos mesmos. Após a realização dos experimentos foi aplicado aos alunos um questionário composto por perguntas objetivas, relacionadas às temáticas do processo investigativo, para verificar se os experimentos contribuíram para o seu aprendizado. Os resultados obtidos mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos despertaram um maior interesse por partes dos mesmos e estimularam a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.