Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DE UMA LEITORA EM FORMAÇÃO: É PRECISO PERSISTIR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, HISTÓRIA DE VIDA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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      sua irmã para entrarem em um acordo, sem prejudicar suas vidas. Entrevistar Jéssica foi um privilégio, pois conhecer a sua história e todos os obstáculos que enfrentara para continuar os estudos são admiráveis e relevantes na defesa do aprender por toda a vida. A personalidade de Jéssica caracteriza a garra de uma mulher que venceu e continuou vencendo todos os empecilhos para poder estudar. A doçura nas palavras a define. A alegria de se tornar leitora e escritora (formal) é o seu objetivo.
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      sua irmã para entrarem em um acordo, sem prejudicar suas vidas. Entrevistar Jéssica foi um privilégio, pois conhecer a sua história e todos os obstáculos que enfrentara para continuar os estudos são admiráveis e relevantes na defesa do aprender por toda a vida. A personalidade de Jéssica caracteriza a garra de uma mulher que venceu e continuou vencendo todos os empecilhos para poder estudar. A doçura nas palavras a define. A alegria de se tornar leitora e escritora (formal) é o seu objetivo.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é um recorte de minha pesquisa de mestrado, intitulada Práticas de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: como formar leitores e escritores? – Vinculada à Linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O presente estudo teve por objetivo investigar as práticas pedagógicas de leitura e escrita — desenvolvidas em uma classe de um programa de educação de jovens e adultos (PEJA I, Bloco II) oferecido em escola municipal pelo poder público, no turno da noite, em um semestre letivo. Observei sistematicamente e verifiquei as práticas pedagógicas de leitura e de escrita desenvolvidas por um professor de anos iniciais do ensino fundamental, com alunado alfabetizado, entendendo que, neste Bloco, dever-se-iam dar atividades de consolidação / continuidade da formação de leitores e escritores. A Metodologia, de natureza qualitativa, dispôs de instrumentos como: diário de campo, entrevistas semiestruturadas e uma ficha de perfil dos sujeitos da pesquisa. Entretanto, para este trabalho, apresentarei somente a entrevista semiestruturada realizada com Jéssica, já que optei por retratar a sua história de vida, que representa a realidade verídica dos sujeitos da EJA. Oriunda de uma família humilde de Alagoas, aos 12 anos de idade foi obrigada a abandonar a escola para acompanhar sua mãe no trabalho, e ajudá-la no sustento da família. Por meio da entrevista foi possível conhecer um pouco de sua trajetória escolar descontínua e da esperança de retomar os estudos, e frequentar as aulas como podia. Deixou a sua cidade no estado de Alagoas, e veio morar na casa de sua irmã no Rio de Janeiro, acompanhada de suas primas. Assumiu o compromisso de ajudar a cuidar dos sobrinhos e não imaginou que isso atrapalharia os seus estudos. Não poderia deixar de cumprir com a palavra, mas precisava ter uma conversa definitiva sua irmã para entrarem em um acordo, sem prejudicar suas vidas. Entrevistar Jéssica foi um privilégio, pois conhecer a sua história e todos os obstáculos que enfrentara para continuar os estudos são admiráveis e relevantes na defesa do aprender por toda a vida. A personalidade de Jéssica caracteriza a garra de uma mulher que venceu e continuou vencendo todos os empecilhos para poder estudar. A doçura nas palavras a define. A alegria de se tornar leitora e escritora (formal) é o seu objetivo.

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