Abordar o pensamento de um autor nunca é uma tarefa fácil. No caso específico de Rui Barbosa torna-se desafiante uma vez que se tem, no âmbito da literatura acadêmica, um significativo volume de pesquisas. Todavia, insistir parece ser algo não apenas válido, como também atual, provocando reflexões, paixões e de certa forma, revisitar o próprio conceito de educação subjacente na trajetória da educação brasileira. Nesse espírito, o projeto de pesquisa em ensino, com estudantes do Curso de Pedagogia (UEL), foi constituído para o debate em torno do pensamento filosófico-educacional e sua contribuição para a formação inicial de professores. Tomando os caminhos da revisão bibliográfica, selecionando escritos do autor e seus comentadores, foi possível recuperar temáticas que evidenciam o veio filosófico de sua obra, bem como o amadurecimento dos conceitos de “Iluminismo” e “Ilustração Brasileira” e ainda, sua intersecção com a constituição do sistema público de ensino no Brasil. No bojo dessa discussão, a evidência da formação humana enquanto projeto de nação e de estado. Rui se destaca por apresentar uma concepção de educação cuja origem pode ser entendida a partir da defesa dos ideais liberais do início da República. Buscou dar forma e conteúdo ao Estado Brasileiro promovendo reformas e colaborando significativamente com a discussão política de então. Desse modo, no tocante à formação de professores e à oxigenação do debate filosófico-educacional, tratar de seu pensamento é contribuir para que as temáticas e os problemas atuais, no campo educacional, possam ser amadurecidos e evitar que paradigmas dogmáticos possam sucumbir o desejo de uma educação mais participativa em todos os aspectos. A defesa da educação passa, tanto na época de Rui, quanto hoje, pela ampliação do acesso à escola. Ao se referir à questão da desigualdade social, entendia que pudesse ser compreendida e combatida pelo viés do acesso à escola. Assim, a universalização do acesso à educação formal torna-se uma de suas mais ardentes defesas, objetivando a superação das mazelas presentes na vida pública.