As aulas carecem de ser vistas como um processo, e não apenas como um produto acabado. É fundamental recriar e idealizar novas estratégias de aprendizagem que permita que o aluno construa seus saberes, de forma prazerosa, possibilitando a criatividade, o relacionamento interpessoal e o pensamento crítico. O presente trabalho tem como objetivo propiciar aos alunos aprendizado lúdico e motivador, desenvolvendo habilidades, além de revisar, fixar, avaliar conteúdos, propiciar a integração dos alunos; despertar no aluno o espírito de trabalho em grupo e para os docentes: inovação no processo de ensino e aprendizagem. A Literatura de Cordel é uma manifestação cultural característica da região Nordeste do Brasil de que fortalece a socialização do conhecimento científico através da escrita popular, fazendo apontar como um instrumento metodológico no Ensino de Ciências/Biologia. Os resultados finais comprovam que o cordel é um texto rico em possibilidades linguísticas e culturais que levam o aluno a crescer na sua capacidade interpretativa e aumenta a oportunidade de identificação deste público com a sua cultura local. A proposta de utilizar o cordel com os alunos na sala de aula, e com a população oportuniza uma série de recursos que contribuirão com outras necessidades de aprendizagem, a leitura, a linguagem não verbal, a interpretação audiovisual do cordel em relação à letra. Promovendo socialização e cidadania. Neste sentido, o presente trabalho objetiva apresentar os cordéis desenvolvidos pelos alunos de do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – PE, como material didático-pedagógico a serem utilizados no Ensino de Ciências e Biologia, na Educação Básica e, também, no Ensino Superior.