leitura é uma prática que deve ser bem trabalhada e aperfeiçoada a cada série de desenvolvimento educacional. A mesma interfere primordialmente no ensino de todas as demais disciplinas além da língua portuguesa e com o ensino de ciências não é diferente. Uma pesquisa está sendo desenvolvida na escola pública no município de Riachão do Bacamarte/PB, objetivando o uso de gêneros textuais como uma ferramenta importante nas aulas de ciências. Esse uso se dá por meio de músicas, tirinhas, cartazes e até receitas de comidas típicas, com a finalidade de despertar o interesse pela leitura visto que se tornou uma prática de pouca frequência e ainda tornando-a como uma boa estratégia no ensino de ciências de forma interdisciplinar. Já foi desenvolvido o uso da música ‘’canção da floresta’’ do compositor brasileiro Sebastião Dias, fazendo despertar o senso critico pela devastação de florestas e ainda relação com conteúdos da disciplina de ciências. Como também a relação entre ingredientes de receitas de comidas típicas com seus respectivos valores nutricionais e benefícios a saúde. E em breve, pretende-se o trabalho com histórias em quadrinhos.