O presente trabalho tem como objetivo relatar a prática pedagógica de uma professora do ensino fundamental do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O interesse surgiu na convivência com turmas do EJA na escola onde trabalho. Passamos a observar como a professora ministrava as aulas e começamos a investigar se suas práticas pedagógicas eram fundamentadas em alguma teoria da aprendizagem. Posteriormente com a permissão da professora fizemos um breve levantamento de sua história enquanto docente e pedimos autorização para observar suas aulas fazendo anotações em um diário de campo para depois analisá-las. A professora pesquisada leciona há mais de vinte anos. A turma é composta por adultos: senhoras donas de casa que não tiveram condições de estudarem; senhores aposentados para passarem o tempo e se distraírem; outros mais jovens que vêm do trabalho e precisam avançar nos estudos para continuarem no mesmo; adolescentes fora da faixa etária para estudarem durante o dia, aos quais se percebe muita dificuldade em aprender os conteúdos escolares principalmente à matemática. Para análise e discussão dos dados escolhemos uma das aulas observadas que resultou em um quadro apresentado no texto. Nessa aula, percebemos que a professora mantém a carteiras enfileiradas o que podemos associar a um ensino tradicional. Na aula da professora, ao mesmo tempo em que ocorre o que se pode denominar de transmissão do conhecimento para o aluno, também ocorrem momentos onde a mesma levanta questões e estimula a participação de todos através do diálogo, constituindo-se em uma professora mediadora do conhecimento. A metodologia utilizada por ela para o trabalho com jovens e adultos mostra que a mesma é flexível e sabe trabalhar com as diferenças existentes na sala de aula. Abre espaço para o diálogo e exposição de ideias, desse modo, em alguns momentos, é possível associar suas práticas às teorias de Vygotsky e Paulo Freire, em outros momentos, suas práticas podem ser associadas ao ensino tradicional.