Na atual conjuntura de educação, o papel do sujeito professor precisa ser aprimorado para que suas práticas pedagógicas sejam satisfatórias. Um dos grandes desafios da atualidade é fazer com que muitos professores percebam-se com sujeitos que carecem da pesquisa para promoverem um ensino de qualidade às crianças. Assim, tirar muitos desses profissionais da zona de conforto não tem sido tarefa simples. No entanto, quando o docente se dispõe a aprender a aprender o como desenvolver aulas mais práticas com vistas ao estimulo ao processo de aprendizagem, todos os sujeitos que fazem parte do cenário escolar saem ganhando principalmente se analisarmos por um viés da matemática, a qual muitas crianças apresentam aversão aos conteúdos. Nesse contexto, nosso trabalho tem como objetivo apresentar algumas ações desenvolvidas por uma professora com os alunos do 2º ano nas aulas de matemática. A análise foi desenvolvida em uma escola da rede pública da cidade de Caturité–Paraíba, denominada José Cabral de Sousa Filho. Analisamos a prática docente e aplicação de algumas atividades aplicadas em sala de aula. Para desenvolvermos a pesquisa, utilizamos como metodologia a observação nas aulas durante uma semana, anotações diárias em diário de campo, leituras teóricas voltadas para a área explorada, dentre outros recursos. A investigação reforçou o conhecimento que tínhamos sobre o uso do material concreto como subsídio para a aprendizagem da matemática, tendo em vista desmistificar a ideia de que a matemática é uma área complicada e que o trabalho com o uso do concreto possibilita à criança a compreensão da aprendizagem significativa com sua aplicabilidade no meio social