AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ESCOLARES
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A escola como ambiente de interação social ativa associada a vulnerabilidade da criança no que se refere a influência de escolhas e comportamentos, configura-se um importante meio de propagação de hábitos alimentares saudáveis, tanto individuais quanto coletivos, o que a torna alvo de ações educativas nutricionais envolvendo conhecimento e prática, difundindo assim a promoção em saúde. Dessa forma temos como objetivo discutir a importância da Educação Alimentar e Nutricional no campo escolar como ferramenta para mudanças de hábitos alimentares. Na perspectiva metodológica, o presente artigo constitui-se de um estudo teórico de revisão literária, baseado na abordagem qualitativa e desenvolvido a partir de reflexões sobre autores como Paula Penatti Maluf; Marize Melo dos Santos e Mariana de Senzi Zancul, dentre outros, assim como em documentos oficiais e artigos publicados em bases de pesquisa como Google Acadêmico e SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Permitindo-se assim a promoção do diálogo desses estudos com as teorias em que se baseiam à Educação Alimentar e Nutricional. É notória a importância das medidas de EAN na construção de hábitos alimentares saudáveis na escola, tendo em vista que esse é um dos principais ambientes de aprendizado de crianças e adolescentes. Desse modo, leva-se ainda em consideração nesse processo fatores familiares, socioeconômicos e culturais que estão diretamente relacionadas às escolhas alimentares de qualquer indivíduo. Os profissionais de nutrição asseguram à integralidade da atenção à saúde para atuar no âmbito da EAN escolar, considerando sua capacitação para promover saúde coletiva, o que engloba a construção de hábitos alimentares saudáveis. Entretanto a iniciativa das escolas de promoverem mudanças no comportamento alimentar sofre interferência da publicidade infantil. 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