NASCIMENTO, Agnete Troelsen Pereira et al.. Cultura e identidade docente. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36338>. Acesso em: 23/12/2024 01:15
A identidade e profissionalização docente surgem como um tema emergente nos últimos anos, e abre perspectivas para questões de grande interesse, como a busca da identidade profissional e a relação do professor com as práticas culturais. Considerar o caráter multicultural da sociedade no âmbito do currículo e da formação docente implica respeitar, valorizar, incorporar e desafiar as identidades plurais em políticas e práticas curriculares. Este artigo pretende contribuir para discussões acerca da identidade docente e sua relação com a cultura, pontuando assim aspectos que contribuem para a construção de uma identidade profissional, trazendo enfoques do currículo e educação e, uma análise da escola sob a ótica da cultura. Trata-se de um estudo descritivo de revisão de literatura. A construção da identidade e da diferença no contexto da sala de aula se revela nos atos de currículo praticados por professores e alunos, na interação entre esses sujeitos e seus contextos socioculturais. Embora diferentemente posicionados neste contexto, esses atores estão presentes e buscam afirmar suas identidades. Considera-se que a relevância da prática social da profissão do professor, contrapõe-se com o contexto legal, social e cultural que cerca esta prática, e percebe-se a necessidade eminente de reconstrução da profissão nesta sociedade marcada por profundas e aceleradas mudanças sociais.