Este trabalho trata-se de um recorte da nossa pesquisa de doutorado concluída em que teve como objetivo analisar como são implementadas as políticas de edificação dos espaços na Educação Infantil e a reverberação na prática numa sala de atividades de uma unidade construída pelo PROINFANCIA no município de Olho D’água do Borges/RN. A pesquisa foi dividida em três momentos: 1) estudo do espaço no ciclo de políticas; 2) estudo exploratório e 3) estudo de caso/intervenção. A metodologia teve como aportes a abordagem histórico-cultural de Vygotsky (2007) e o dialogismo de Bakhtin (2011) sobre a pesquisa nas ciências humanas e os processos de aprendizagem e desenvolvimento, concebidos como essencialmente sociais e discursivos. Apoiada na abordagem do Ciclo de Políticas formulada por Stephen Ball (2011) e colaboradores, a pesquisa buscou investigar os embates e lutas nos contextos de influência, de produção de textos e da prática. A proposta de Ball (1994) é que se analise a política de modo representativo através de um “ciclo político” de maneira que este se configure como um processo histórico, dialógico, conflituoso e plural. Dessa forma, ao analisar a política pública – PROINFANCIA – pela perspectiva da abordagem do ciclo de políticas, compreendemos a produção e negociação de sentidos e significados que compõe os diferentes contextos. O recorte que faremos neste texto, apresenta alguns achados sobre os entraves e dificuldades do Proinfância na Política de formação do município pesquisado. A análise apontou que há tensões entre o texto das políticas e a prática escolar, além das suas implicações histórico-culturais que orientam o enfoque no contexto em estudo. A pesquisa possibilitou a reflexão sobre a ressignificação das políticas públicas nacionais de Educação Infantil nas Municipais.