O papel central do Ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação, ou seja aguçando sua curiosidade. A escola deve planejar práticas de participação coerente, com aulas laboratoriais e provocar processos de tomada de consciência adequados à realidade. É dentro desta perspectiva que o projeto Praticando e conhecendo a importância das rochas na escola Dom Ricardo Vilela foi desenvolvido. O presente trabalho relata uma experiência positiva sobre rochas, desenvolvida com 60 alunos do 6º ano do ensino fundamental, da escola pública Dom Ricardo Vilela no município de Nazaré da Mata PE. A direção e professores da escola foram solidários a realização do desenvolvimento do projeto. No primeiro contato com a turma foi realizado um teste de sondagem sobre origem, utilidades, exploração e impactos ambientas produzidos ao meio ambiente sobre rochas. O teste teve como objetivo avaliar e identificar o conhecimento prévio do aluno sobre rochas e, de posse dos resultados da bagagem dos alunos, foi realizado palestra para complementar o conhecimento sobre as rochas, despertando a curiosidade e interesse dos alunos para identificarem as rochas presentes no seu dia a dia. A etapa seguinte despertou o conhecimento através da investigação, manuseando as rochas, identificando elementos que caracterizavam sua origem, relacionando com uso e exploração das rochas. Na última etapa os alunos montaram caixa de papelão para abrigar seu acervo de seis rochas devidamente classificadas quanto a sua origem, que são: rochas ígneas, rochas metamórficas e rochas sedimentares, sendo utilizadas duas para cada tipo. Essa atividade foi desenvolvida no laboratório de geociências do Campus Mata Norte-UPE. A pesquisa estabeleceu entendimento sobre rochas através da vivencia dos alunos como também uma reflexão sobre a importância das rochas no cotidiano, despertando também o lado cidadão em relação ao meio ambiente.