O estudo sobre a Antártica, informações, dados e conhecimentos acumulados sobre o tema podem apresentar caráter sui generis e relevância frente ao modelo social contemporâneo – concepção que corrobora o conceito do paradigma dominante, herdado da ciência moderna, o qual estratifica o todo para analisá-lo e desta forma o desvincula do todo. A estratificação permite refletir sobre a realidade atual, onde a sociedade, desvencilhada de seu meio natural e físico, aborda o meio ambiente como entidade alheia a sua natureza. A reflexão sobre os meios, ferramentas e diagnósticos conceituais representados no imaginário popular e representações físicas das demandas, pressões e reações frente ao tema, predomina como instrumento para o ensino de forma didática, proporcionando reflexão crítica e condensação de informações úteis. Compreende-se que o ensino de Ciências deve transcender a simples transmissão de conceitos fundamentais, permitindo a compreensão do ser humano como parte integrante de um todo complexo e interdependente. Neste contexto, abordar o tema “Antártica” é um importante avanço para o ensino, considerando que tal continente apresenta interações diretas com o sistema climato-ambiental do planeta. O presente trabalho consiste na realização de uma análise do tema “Antártica” em livros didáticos do Ensino Fundamental. Foram analisados catorze livros das coleções recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os livros foram avaliados através de questionário objetivo. Os resultados obtidos demonstram que nenhum dos 14 livros analisados possui capítulo específico sobre o tema, e 80% dos livros apresentam imagens do continente sem referência de sua importância ambiental. Concluí-se que embora o tema apresente considerável potencial pedagógico, ainda é negligenciado na escolha e elaboração dos livros didáticos aprovados pelo PNLD.