O estudo concebe a escola como um espaço democrático e inclusivo, no qual alunos têm oportunidades e são recebidos por ela, de modo acolhedor, tendo seus direitos respeitados e respeitando também o direito do outro, de forma igualitária. Por serem sujeitos ativos no processo de socialização, independente de terem ou não necessidades especiais.
O trabalho expandido surgiu a partir de uma aula onde os alunos do PIBID perceberam a dificuldade de lidar com estudantes que apresentavam algum tipo de deficiência não aparente, então resolveram investigar sobre a preparação do corpo docente da escola para trabalhar com essa problemática. O locus foi a Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, localizada no bairro Bom Jardim, Mossoró-RN. Houve elaboração de questionários no qual continha perguntas a respeito da formação continuada no que diz respeito ao trabalho com alunos com necessidades educativas especiais (deficiências não aparentes), dessa forma, aplicamos com 45 professores e posteriormente foi feita uma entrevista com roteiro para a supervisora do turno vespertino. Como forma de ampliar o estudo, o grupo do PIBID* Ciências Biológicas orientaram os alunos da instituição de ensino a elaborarem um projeto de feira de ciência abordando esse tema.
Por meio deste estudo podemos perceber que a escola de ensino básico não se encontra totalmente pronta para atender/responder os alunos com necessidades especiais. Os professores não se sentem preparados para lidar com esse público, também pela falta de apoio na preparação desses profissionais, com poucas ou nenhuma oferta de cursos de capacitação. O que podemos aprender é que há uma preocupação em conseguir se adaptar a esses alunos, a essa realidade, principalmente por parte do corpo docente da escola.É importante destacar a interação entre os professores que já estão há algum tempo em sala de aula e os futuros discentes (os alunos do PIBID/BIOLOGIA/UERN) que também se envolveram com a temática e tiveram a preocupação de conhecer uma realidade antes mesmo de começarem a atuar.