AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS
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É uma pesquisa qualitativa que se desenvolve em um Colégio que oferece o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, na cidade de Vitória da Conquista-BA. Serão três etapas para a produção dos dados: observação de aulas de dois professores de Ciências e Biologia; entrevista aberta direcionada aos alunos e entrevista semiestruturada com os professores. A análise será feita por meio da análise de conteúdo, processo que envolve a pré-análise, a descrição analítica e a interpretação referencial. Os resultados parciais apresentados são procedentes das observações de seis aulas de Biologia, sendo três de cada professor. Percebeu-se que os professores observados naquela instituição utilizam exemplos análogos para comparar um assunto desconhecido com algo familiar ou para explicar um conteúdo quando os alunos não conseguiam entender a sua mensagem. Ficou evidente a contribuição da estratégia para o aprendizado dos alunos quando registrávamos o comportamento dos mesmos. Concluímos, ainda que de maneira parcial, que a temática pode ser notada naquela instituição de ensino. Analogias foram utilizadas pelos professores de maneira espontânea, facilitou a socialização dos conteúdos e aprendizagem pelos alunos. A continuidade das observações e realização das entrevistas contribuirão para produção completa dos dados da investigação." 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